Campus e Comunidade

Aulas de formação online em competências digitais do projeto PRODIGI arrancam em março

As candidaturas ao programa de formação conjunto da Universidade de Lisboa e do Instituto Politécnico de Lisboa estão a decorrer na página do projeto.

Estão abertas as candidaturas ao plano de formação online gratuito em competências digitais “PRODIGI: Rumo ao Futuro – Programa de Formação em Programação, Informação e Cidadania Digital”. O início das aulas está marcado para março de 2025. O programa, que inclui a participação de docentes do Instituto Superior Técnico, destina-se principalmente a pessoas com formação base fora das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (CTEAM), como humanidades, ciências sociais e saúde, por exemplo. Profissionais com formação nessas áreas que pretendam ensinar no ensino básico e secundário, na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), podem também frequentar o curso. 

De caráter flexível, o formato do programa terá por base MOOC (Massive Open Online Courses), o que permitirá a cada formando organizar o tempo de aprendizagem.  Participar em aulas práticas presenciais será também uma opção disponível, sendo ainda possível escolher entre a frequência de módulos individuais ou de todo o programa.
Os formandos podem escolher entre módulos individuais, de acordo com os seus interesses e formação prévia, numa lógica de micro-credenciais, ou percorrer o programa completo, assegurando uma formação robusta em competências digitais. A certificação fará referência aos ECTS obtidos.

O curso inclui 22 módulos em áreas como Pensamento Computacional, Inteligência Artificial, Sistemas e Segurança, Engenharia de Software, Experiência do Utilizador e Ética e Didática da Informática. Terminará com um projeto integrador. O corpo docente é composto por professores da Universidade de Lisboa (do Instituto Superior Técnico, Instituto de Educação e Faculdade de Ciências) e do Instituto Politécnico de Lisboa (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e Escola Superior de Educação de Lisboa). A coordenação científica cabe aos docentes e investigadores Cláudia Antunes (Técnico), Isabel Nunes (ULisboa/FC), João Piedade (ULisboa/IE), Cátia Vaz (IPL/ISEL) e Cátia Rijo (IPL/ESELx). 

Integram o corpo docente do PRODIGI os professores do Técnico: Cláudia Antunes, Daniel Gonçalves, Helena Sofia Pinto, Miguel Pardal, Ricardo Chaves.

O PRODIGI é financiado pelo programa “Reforço das Competências Digitais”, Impulso Mais Digital, no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Informações e candidaturas na página do PRODIGI.