Cristina Fonseca nomeada Jovem Líder Global pelo Fórum Económico Mundial

A alumna do Técnico é a primeira mulher portuguesa a integrar a lista de Young Global Leaders.

A antiga aluna do Técnico, Cristina Fonseca, é a primeira mulher portuguesa a integrar a lista  do Fórum Económico Mundial que destaca os jovens líderes mundiais, Young Global Leaders (YGLs). A empreendedora e investidora foi uma das 112 personalidades globais, com menos de quarenta anos, selecionada este ano pela organização com sede na Suíça.

“É uma grande honra ser reconhecida por uma organização de prestígio como o Fórum Económico Mundial. Estou totalmente alinhada com o compromisso do Fórum de Melhorar o Estado do Mundo, e é uma excelente oportunidade fazer parte deste grupo diversificado de líderes inspiradores. Espero acelerar o impacto do meu trabalho na comunidade e promover um futuro mais inclusivo, ético e sustentável”, assinalou, em comunicado, a antiga aluna do Técnico.

Todos os anos, o Fórum Económico Mundial seleciona cerca de 100 personalidades globais com menos de 40 anos que se destacaram pela sua liderança promissora, impulsionando a mudança positiva na sociedade civil, artes, cultura, governo e negócios. Entre as personalidades anteriormente nomeadas estão: Emmanuel Macron, Jacinda Arden, Leonardo DiCaprio, Jack Ma e Mark Zuckerberg, entre outros líderes políticos, sociais e empresariais globais.

Desde 2004, três outros portugueses já integraram esta lista, sendo um deles também antigo aluno do Técnico. Stephan Morais, sócio de Cristina Fonseca na Indico Capital Partners, foi nomeado como jovem líder Global em 2010.  Já António Simões e Rodrigo Granito integraram a lista em 2004.

Esta não é, porém, a única lista onde o nome de Cristina Fonseca foi destacado recentemente. Pelo segundo ano consecutivo, a antiga aluna do Técnico volta a estar entre as 50 mulheres mais influentes da Europa no setor das startups e de capital de risco. A lista elaborada pela EU-Startups,  a publicação online líder europeia em notícias relacionadas com startups, foi simbolicamente divulgada esta segunda-feira, 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Cristina Fonseca é cofundadora da Talkdesk, o terceiro unicórnio português,  e é atualmente sócia da Indico Capital Partners, o primeiro fundo institucional privado de capital de risco dedicado a jovens empresas tecnológicas em Portugal. É também administradora não executiva e membro da Comissão de Sustentabilidade da Galp desde 2019 e cofundadora da Cleverly.ai, uma startup que automatiza o atendimento ao cliente através de Inteligência Artificial.