Cycle AI soma mais uma vitória em concurso europeu de empreendedorismo

A startup criada pelo antigo aluno do Técnico Luís Rita foi uma das vencedoras do WSA European Young Innovators.

A CycleAI, startup criada pelo antigo aluno do Técnico, Luís Rita, venceu o WSA European Young Innovators, uma incitativa direcionada a jovens empreendedores que estejam na génese de projetos relevantes, de qualidade e com impacto imediato na comunidade, focados em áreas determinantes para a Europa e alinhados com os Objetivos Sustentáveis das Nações Unidas.

Luís Rita confidencia  o encanto e entusiasmo com que a equipa da CycleAI celebrou a vitória e este destaque “no espetro de empreendedores europeus”, salientando que todos os reconhecimentos que têm vindo a receber são importantes. “Ao mesmo tempo, não queremos ser apenas mais uma ‘award-winning startup’. O nosso objetivo, a vitória mais importante, será alcançada quando a solução servir as pessoas nas ruas”, frisa.

Para o antigo aluno do Técnico, a vertente de impacto social associada ao projeto “é o nosso maior estandarte” e terá sido decisiva na diferenciação dos restantes projetos a concurso. “Desenvolvemos uma tecnologia ponteira de inteligência artificial, contando com o Codrin Bostan na equipa de engenharia, mas achamos que é essa motivação que acaba por falar mais alto”, acrescenta Miguel Peliteiro, cofundador da CycleAI.

Esta vitória assume-se como um importante passo no percurso em crescendo da startup, permitindo à equipa de empreendedores ter mais visibilidade, algo “muito importante para uma startup cujo crescimento é orgânico”, como refere Luís Rita.  “Mais, em fase de prototipagem, são estes momentos que permitem fazer ecoar lá fora aquilo que estamos a desenvolver”, acrescenta o alumnus.  A participação já está a dar frutos, visto que a Cycle AI conseguiu atrair a atenção de uma multinacional que os ajudará a pilotar a solução.

Recentemente a startup de Luís Rita e Miguel Peliteiro foi uma das selecionadas para integrar o programa Microsoft for Startups. “Obter o apoio de uma multinacional desta envergadura foi a concretização de um sonho. É uma oportunidade fantástica para conseguirmos ter o que precisamos – mentoria e recursos – para atacar esta fase final de desenvolvimento”, salienta Miguel Peliteiro. “Não poderíamos pedir mais. Ao mesmo tempo, acaba por ser uma validação flagrante daquilo que temos vindo a criar, e isso deixa-nos bastante satisfeitos”, acrescenta o cofundador da startup.

A entrega e determinação dos dois empreendedores ao projeto, tornam segura uma aposta no futuro auspicioso desta startup, não estivesse o caminho para tal já a ser feito. A equipa prepara-se para lançar em breve o planeador de rotas – mais rápidas, curtas e seguras. “Numa primeira fase a ferramenta será um planeador de rotas puro e duro e terá acesso livre”, explica Luís Rita. Para acederem a este os interessados apenas terão de aceder ao mesmo no website da CycleAI.

Embora a ferramenta tenha alcance global, o piloto será realizado em Lisboa. “Analisámos a cidade segundo a rede neuronal que construímos, o que nos permitiu pintá-la de verde a vermelho consoante a perceção de segurança dos ciclistas em diferentes locais. Com base nisso, levaremos a pessoa onde ela desejar ir através das rotas que o nosso software sugerir”, evidencia Luís Rita. “Em fases subsequentes iremos acabar por adicionar outros sítios, funcionalidades e até produtos; mas para já este é o nosso foco”, complementa Miguel Peliteiro.

Criada em de 2020, a CycleAI nasce com o propósito de empoderar os ciclistas. Recorrendo à Inteligência Artificial, a aplicação permitirá identificar os pontos de risco e as zonas com maior segurança ciclável para os utilizadores de bicicletas.