Estudantes de Engenharia Civil iniciam o ano letivo construindo uma ‘ponte de grades’

Estrutura foi erigida no âmbito do evento ‘Under Construction’, organizado anualmente pelo Fórum Civil.

Durante a semana de 25 a 29 de setembro, quem passa pelo Jardim Norte é confrontado com uma estrutura feita de um material pouco ortodoxo – trata-se da ‘ponte de grades’, uma construção composta por dezenas de grades de cerveja construída por estudantes de Engenharia Civil do Técnico no âmbito do evento Under Construction. A iniciativa é fruto da colaboração entre a Associação de Estudantes de Engenharia Civil (Fórum Civil), a coordenação da Licenciatura e a coordenação do Mestrado em Engenharia Civil e já tinha sido posta em prática no ano passado.

O projeto surge na disciplina de Estruturas de Alvenaria e Madeira (EAM), lecionada por António Gago. O docente explica que “no fundo, alvenaria é um conjunto de blocos. Neste caso, nós substituímos o tijolo pelas grades de cerveja”. Quem propõe a estrutura são os próprios estudantes – Vitória Freitas frequenta o Mestrado de Engenharia Civil e esclarece que “cada grupo de alunos dimensionou um protótipo, entregou-o aos professores [da disciplina de EAM] e, posteriormente, foi escolhido o melhor”.

Ainda que inaugurada no dia 25 de setembro, a estrutura começou a ser construída na semana anterior. Os trabalhos tiveram início no dia 21, com o nivelamento da fundação, prosseguindo para o dia seguinte, durante o qual cerca de 20 estudantes efetuaram a montagem da ponte. Ao fim do dia, houve ainda um sunset em celebração do feito. A ‘matéria-prima’ foi cedida pela Central de Cervejas e Bebidas, a mesma entidade que também emprestara os materiais para a ponte do ano anterior.

Está disponível um vídeo do processo de construção em formato timelapse.