Uma equipa de estudantes da Licenciatura em Engenharia Física do Instituto Superior Técnico recebeu, a 5 de setembro, o prémio de Melhor Demonstração na 7.ª Conferência Internacional Experiment@ – expat’25, que decorreu na Ilha do Faial, Açores.
O projeto premiado – “A ‘Polarização da luz com múltiplos polarizadores” – consiste numa experiência de fotónica para interpretar a polarização da luz quanticamente e foi desenvolvido na plataforma eLab para laboratórios controlados remotamente, sob supervisão de Horácio Fernandes, professor do Técnico e do investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN).
O projeto deu origem ao jogo de tabuleiro “Deus joga aos dados!”, que permite compreender a probabilidade de um fotão atravessar um polarizador. Este projeto foi inicialmente desenvolvido no contexto da unidade curricular “Laboratórios de Física Experimental em Unidades de Investigação”, pelos estudantes Pedro Monteiro, André Nabais, André Laranjeira e Martim Pinto. O jogo foi depois aperfeiçoado para distribuição como Open Hardware, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e do IPFN.
Na expat’25, conferência bienal que reúne engenheiros, investigadores e profissionais de várias áreas, com enfoque na experimentação remota e na Indústria 5.0, a demonstração ficou a cargo de Francisco Laranjo. O estudante mostrou a relevância desta experiência ao explicar alguns dos princípios fundamentais da mecânica quântica.
“Deus joga aos dados!” é um dos projetos desenvolvido no Técnico para assinalar o Ano Internacional da Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas, que celebra em 2025 o centenário dos primeiros desenvolvimentos da mecânica quântica.
Inspirado no conteúdo de uma carta de Albert Einstein, em que este defendia uma ideia determinista do Universo, afirmando que “Deus não joga dados”, o título do jogo faz referência à natureza probabilística dos fenómenos quânticos, que se reflete também nas suas regras – através de lançamentos sucessivos de dados, os jogadores averiguam se um conjunto de fotões, as partículas que compõem a luz, é capaz de avançar ao longo de vários polarizadores (dispositivos que só se deixam atravessar por fotões em certas condições).