“Grande adesão” à feira de empresas marca IX edição das Jornadas de Civil

Foram várias as atividades planeadas pelo Fórum Civil para esta edição do evento que agregou ao longo das semana alunos, docentes e empresas.

“Normalmente a atividade Meet the Bosses é sempre muito bem-sucedida”, partilhava João Simões, um dos coordenadores da IX edição das Jornadas de Civil. Uns minutos depois seria possível confirmá-lo, com o Museu de Civil a encher-se de alunos ansiosos por assistir ao painel que coloca representantes de empresas a partilhar as suas experiências e conselhos para o futuro, respondendo com a sua experiência a todas as dúvidas. O debate moderado pelo professor Fernando Branco (Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos) contou com a presença do engenheiro Luís Machado (Região Sul da ordem dos Engenheiros), a engenheira Joana Lobo e Menezes (Placer), o dr. José Almeida Guerra (Rockbuilding), e o engenheiro José Costa (DST GROUP). Esta é uma das muitas atividades que constam no programa destas Jornadas que ficam marcadas por “uma grande adesão” à feira de empresas, como destaca o coordenador do evento.

Ao longo de mais de uma hora, o debate girou em torno da questão “ o futuro de um recém-formado é dentro ou fora de Portugal?” , com os protagonistas da sessão a darem a conhecer a sua experiência e perspetivas, o crescimento que a área tem registado nos últimos anos, evidenciando o que pode influenciar esta decisão de ir ou de ficar. “Não vos posso para dizer fiquem em Portugal ou vão para fora trabalhar.  Isso não se deve dizer ou muito menos impor.  Existem oportunidades, existem gostos pessoais e a escolha tem que ser sempre individual”, realçou o dr. José Almeida Guerra. “Muitos têm este bichinho de passar por uma experiência lá fora. No grupo DST, estamos em vários mercados, e damos oportunidade a vários colegas em várias geografias e em diversas áreas e projetos.  E por isso mesmo cá, se quiserem experimentar outras geografias, facilmente se podem deslocalizar e ter experiências diferentes”, referiu o engenheiro José Costa.

As Jornadas de Civil arrancaram na passada segunda-feira, 14 de março, e até sábado, 19 de março, são muitas as atividades desenhadas ao detalhe pelo Fórum Civil e que pretendem robustecer a formação dos alunos em áreas mais técnicas e o contacto com o mercado de trabalho. Além das habituais palestras sobre temáticas da Engenharia Civil, houve uma panóplia de workshops e visitas técnicas a empresas. Nas Sessões de Matchmaking e na Feira de Empresas invertem-se os papéis e são as empresas que veem ao Técnico conhecer melhor os estudantes.

Ao longo dos 3 dias, 23 empresas passaram pelo átrio do Edifício de Civil, partilhando oportunidades de carreira e disputando a atenção dos futuros engenheiros. “O nosso sistema de giveaways e de brindes tem atraído muitas pessoas e as próprias empresas ficam muito satisfeitas com esta adesão”, partilha o coordenador das jornadas. “Como nos últimos dois anos aconteceu tudo de forma remota, julgo que o evento acabou por ter outro impacto porque os alunos estavam mesmo com muita vontade de voltar a ter oportunidade de vir a estas atividades. A adesão acabou mesmo por exceder as nossas expetativas.”, acrescenta o aluno.

Apesar de todas as atividades se realizarem presencialmente, a organização não quis perder a oportunidade de chegar mais longe e de tornar o evento acessível a todos, mantendo por isso a componente online do mesmo. Várias das sessões foram transmitidas, e podem ser revistas, no canal de Youtube do Fórum Civil.

Esta tarde e para encerrar da melhor forma o conjunto de palestras, os alunos terão oportunidade de participar numa conferência internacional proferida por engenheiros do CERN sobre a construção do Grande Colisor de Hadrões (LHC), o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo, o futuro Colisor Circular (FCC) e também a inovadora tecnologia de engenharia civil por detrás da construção do projeto High-Luminosity.

Ainda no âmbito das jornadas, terá lugar no dia 19 de março, o concurso International Civil Engineering Competition (ICEC) com a MAPEI, onde as equipas serão desafiadas a realizar atividades de construção, geotecnia e estruturas. A equipa vencedora irá passar à fase final da competição e representar Lisboa em Timisoara, na Roménia.