Inauguração de Exposição de Trabalhos dos Alunos do Mestrado em Arquitetura em Vila Nova de Ourém

O Município de Ourém, o Museu Municipal de Ourém e o Instituto Superior Técnico, com o apoio da Fundação da Casa de Bragança inauguraram no dia 3 de junho, pelas 19h00, a exposição “Pensar Ourém”.

Dois lugares distintos acolhem a exposição de dois projetos desenvolvidos pelos estudantes do 2º ano de arquitetura do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

As reflexões propostas partem da compreensão de lugares transformados pela intervenção humana, em tempos diferentes, e que, de diferentes modos, reclamam a sua transformação, pedem novas formas de relação, exigem novos usos: a vila medieval e a cidade contemporânea.

PENSAR OURÉM – Reabilitação da Vila Medieval (na Casa do Administrador – Museu Municipal de Ourém)

Até 31 de dezembro

No primeiro momento é proposta uma reflexão sobre o núcleo histórico da Vila Medieval, em toda a sua extensão. Procuram-se mecanismos de afirmação da identidade do conjunto monumental e modos de promover a sua utilização pública.

As transformações são projetadas a partir de estratégias de captação de públicos, com a introdução de novos usos (centro de Interpretação, espaços para eventos, áreas de apoio) e com a definição de novas condições de acesso ao núcleo medieval.

PENSAR OURÉM – Projeto de Biblioteca Espaço de Conhecimento e Encontro (na Galeria dos Paços)

Até 30 de junho

O segundo projeto procura a reinvenção de um espaço vazio, expectante e impreciso. Pretende-se a definição de um novo acontecimento urbano, com ambientes estimulantes, capaz de aproximar espaços e tempos.

As propostas concretizam diferentes modos de ‘pensar Ourém’, refletindo sobre os efeitos das transformações que são geradas a partir de um novo espaço público. Espaço de encontro e de interação, que se desenha como Biblioteca, que deseja ser cidade.