Lab2Market atribui Prémio António Brandão Vasconcelos pela 1.ª vez

Competição reuniu quatro equipas com ideias inovadoras desenvolvidas em vários laboratórios do Técnico.

A final do Lab2Market decorreu quarta-feira, dia 31 de maio, no Anfiteatro FA3, no campus Alameda. O projeto da Testwaves saiu vencedor desta 9.ª edição do concurso. Pela primeira vez na história da competição, foi atribuído o Prémio António Brandão Vasconcelos, criador do evento e fundador da NTT Data, à equipa escolhida pelo júri.

Este programa de aceleração de inovação tem como objetivo apoiar investigadores, professores, estudantes de mestrado e doutoramento no encontro da melhor forma de valorizar as tecnologias que estão a desenvolver e na melhor abordagem do mercado. No evento final, foram apresentados quatro projetos.

A Testwaves é uma solução baseada em inteligência artificial para automatização da testagem de videojogos, desenvolvida por um grupo de investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID). A equipa formada por Diogo Rato, Pedro M. Fernandes e Rui Prada explicou que estes testes consomem muito tempo o que se traduz em dinheiro. Usar AI bots é mais rápido e os mesmos melhoram a sua capacidade de testar, quanto mais jogos testam.

O projeto Enhancement Lite Exoskeleton foi o primeiro a ir a palco. Luís Quinto, Artur Machado, Jorge Martins e Miguel Silva, investigadores do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), desenharam e desenvolveram um exoesqueleto do tornozelo que “responde a necessidades reais” da atividade militar, ao diminuir o gasto metabólico de exercícios como a marcha. A redução da fadiga permite manter o foco na tarefa, e o risco de lesões, o que melhora as capacidades do corpo humano. Este trabalho é desenvolvido em parceria com o  Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Academia Militar (CINAMIL).

A produção sustentável de fertilizantes à base de nitrogénio, usando microondas de plasma, é o objetivo do Planet de Luís Henriques, investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN). Através de microondas de plasma e com recurso a fontes naturais de nitrogénio, oxigénio e hidrogénio, será possível os agricultores produzirem fertilizante à medida das suas necessidades. O armazenamento e o transporte ficam, assim, eliminados da cadeia de produção.

Os Green Surfactants pretendem ser uma alternativa ecológica e “low-cost” aos surfactantes químicos. Para tal, equipa de Joana Almeida, Frederico Alves Ferreira, Miguel Nascimento, Nuno Ricardo Faria e  Petar Keković, investigadores do Instituto de Bioengenharia e Biociências (IBB), propõem o MEL (mannosyl erythitol lipids) uma molécula inovadora de características interessantes para o mercado dos surfactantes.

Durante a jornada, que se estendeu da candidatura à apresentação dos projetos perante o júri, as equipas contaram com o apoio da i-deals. Os participantes receberam 250 horas de consultadoria e formação. Durante nove semanas puderam aprender a construir um modelo de negócio, trabalhar na apresentação final e na abordagem ao mercado e contato com empresas e possíveis clientes.

Os jurados da edição 2023 do Lab2market foram Luís Caldas de Oliveira, diretor adjunto iStartLab Laboratório de Inovação, Pedro Fonseca, diretor da NTT Data e João Miguel Dias, diretor da Armilar.

Marcaram presença a Vice-Presidente da Universidade de Lisboa, Cecília Rodrigues,  o Presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço e o Vice-Presidente para as Ligações Empresariais e Operações, Pedro Amaral. A representar a NTT Data, na entrega do prémio António Brandão Vasconcelos, esteve Tiago Santos Barroso, CEO da Empresa.