Lembrar o passado e projetar o futuro da Engenharia Biológica

Uma centena de antigos alunos do curso regressaram ao Técnico para participar no encontro e promover a troca de ideias.

“Engenheiros Biológicos em 2030: pensar o futuro agora!” – foi o tema escolhido, este ano, para o Terceiro Encontro de Alumni de Engenharia Biológica. O Salão Nobre do Técnico acolheu, este sábado, 27 de outubro, o evento que além de permitir o encontro de companheiros de escola fomentou o debate em torno dos desafios que se seguem para colegas de profissão. Uma centena de antigos alunos marcaram presença para desfrutar do debate e do sabor do reencontro.

Daniel Guedelha, um dos organizadores do evento, proferiu as palavras inaugurais, e destacou “a mudança rápida que acontece no mundo” e o facto de esta ser “acompanhada por um processo de automação constante”. “O futuro exigirá uma grande necessidade de criatividade e inovação”, acrescentava de seguida. Destacando o papel cada vez mais preponderante da Engenharia Biológica no presente e “enquanto marca de futuro”, o alumnus foi apontando a importância de continuar a aprender. “Quanto mais valor criarmos para a marca Técnico, mais sucesso teremos nós alumni e mais destaque terão os alunos que hoje se formam”, concluía.

Também o presidente do Técnico, o professor Arlindo Oliveira, marcou presença e na sua intervenção assinalou a importância do curso na Escola e do casamento de futuro entre a biotecnologia e todas as ferramentas digitais. Tomava depois a palavra a engenheira Isabel Vaz que partilhou a sua experiência à frente do Grupo Luz Saúde e as suas expectativas de mudança a curto, médio e longo prazo.

Este ano, e à boleia do tema, os habituais theme corners focaram-se nos desafios que se seguem para estes profissionais, sejam eles um PhD/PDEng, um MBA ou as novas ferramentas/oportunidades disponíveis com Big Data.