Campus e Comunidade

Maria de Lourdes Pintasilgo condecorada com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

O trabalho e o caratér da antiga aluna do Técnico foram, esta quinta-feira, lembrados e homenageados com esta distinção.

Na cerimónia que assinalou e comemorou o 107º aniversário da Implantação da República, Marcelo de Rebelo de Sousa, condecorou com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade três personalidades que marcam a história nacional, uma delas a antiga e memorável aluna do Técnico, Maria de Lourdes Pintasilgo.

Aquela que foi a primeira e única primeira-ministra de Portugal foi lembrada pelo Presidente da República como dona de um espírito indomável, uma “humanista e personalista cristã”, importantíssima na “afirmação do papel da mulher numa altura histórica em que essa tarefa não era fácil”.

A Ordem da Liberdade que Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu a Maria de Lourdes Pintasilgo distingue “serviços relevantes prestados em defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e à causa da liberdade”. A esta condecoração a título póstumo, juntam-se mais duas que a engenheira química do Técnico recebeu ainda com vida: a Grã-Cruz da Ordem de Cristo, em 1991, atribuída por António Ramalho Eanes, e mais tarde, em 1994, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pelas mãos de Mário Soares.