“O Técnico é um dos principais pilares daquilo que sou hoje em dia”

Carla Fernandes, alumna do Técnico e Administradora da Logic

Carla Fernandes foi uma dos muitos alumni que marcaram presença no Pitch Bootcamp@Técnico. Antes da abordagem, já a tínhamos avistado a observar os recantos da “casa” com um semblante nostálgico, mas simultaneamente feliz, de quem gostou de fazer parte dela e satisfeita com o que reencontra. Não foi preciso avançar muito na conversa para a impressão se confirmar. A administradora da Logic fala do Técnico, pontuando as frases com um sorriso, e dando à passagem pela escola uma influência de relevo na sua vida: “o Técnico é um dos principais pilares daquilo que sou hoje em dia”, assevera.

As áreas tecnológicas e científicas sempre a fascinaram, e a engenheira química de formação faz questão de salientar o sempre. Nesse sentido, e rumo a uma excelência que auspiciou desde adolescente, “o Técnico surge como a escola de referência que deveria seguir”. Ao contrário do que foi para muitos, o percurso de Carla na escola foi “muito tranquilo”. Não se livrou das dificuldades próprias dos “grandes cadeirões da altura” que pautavam o curso e nunca teve dúvidas que foi a escolha mais acertada. Mas não é isso que lhe anula as boas recordações que guarda, algumas que ficaram para a vida como os amigos, a sócia e o marido que conheceu no Técnico. “Os meus anos do Técnico moldaram-me e muito daquilo que sou hoje é um reflexo desses anos”, frisa a alumna.

Quando acabou o curso em 1992, o país estava na 1ª crise pós entrada na união europeia, uma altura onde as “oportunidades de trabalho para uma jovem licenciada não eram particularmente atraentes”, e por isso resolveu ficar pelo Técnico a fazer um mestrado em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas, e não se arrependeu. A primeira experiência profissional deu-se no SPC – Serviço Português de Contentores com a responsabilidade de um novo departamento chamado de organização e métodos. Seguiram-se outros desafios dentro da mesma entidade. Em 2005, a “herança” vem à tona e em conjunto com uma colega de curso Isabel Viçoso, embarca no desafio de um Management buy-out (MBO), e da qual resultou a aquisição da LOGIC – Logística Integrada SA.” Foi um desafio muito grande fazer um MBO, foi mesmo a minha maior aventura profissional”, frisa a alumna do Técnico.

Carla Fernandes é, hoje em dia, uma das líderes de uma empresa 100% portuguesa que atua no setor da logística. As suas funções passam hoje pela gestão muito mais do que pela engenharia, o que como partilha acabou por ser “uma consequência natural do meu crescimento profissional”. O que a distingue enquanto profissional é “o espirito analítico e a necessidade de medir e quantificar as variáveis que influenciam o negócio”, uma característica que está certa que foi “o Técnico que me ensinou a ter”, afirma. Independentemente do curso, há uma “ferramenta essencial” que na opinião da alumna a escola oferece aos seus alunos: “o saber pensar”.

“O ambiente cheio de energia empreendedora” de que desfrutou no dia do Pitch BootCamp deixou-a “cheia de confiança nos futuros profissionais e líderes do nosso país”. É essa a maior mudança que perceciona em relação ao seu tempo. “Assinalo uma grande mudança na escola que é o apoio que está a ser dado aos alunos para encontrarem a carreira profissional que mais se adequa a cada um”, refere. Um apoio para que, sem dúvida, Carla também contribuiu pelo exemplo que deu.