Professor Carlos Rocha: “Eu gosto de fazer investigação”

O professor Carlos Rocha deu a sua última Lição no Anfiteatro Abreu Faro.

O Anfiteatro Abreu Faro voltou a receber uma vasta plateia para assistir à última aula do professor Carlos Rocha, docente do Departamento de Matemática.

No arranque da sessão, o Presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, dava nota que “o trabalho do professor Carlos Rocha marcou muitas gerações de estudantes”, referindo ainda que “ser professor é isto, marcar os nossos estudantes”. O Presidente do Técnico agradeceu a contribuição do trabalho de Carlos Rocha “para o Técnico e para os nossos estudantes”. Rogério Colaço terminaria a sua intervenção referindo que “não há profissão melhor que esta, quando é bem feita”.

O Presidente do Departamento de Matemática, professor José Mourão, referiu-se ao professor Carlos Rocha como “uma figura incontornável no Departamento de Matemática”. Na sua intervenção aludiu aos vários cargos de direção que Carlos Rocha desempenhou no Departamento e na forma como encorajava os seus estudantes. José Mourão referiu ainda que Carlos Rocha foi “Presidente do CAMGSD (Centro de Análise Matemática, Geometria e Sistemas Dinâmicos) durante um período infinito”.

A este respeito, também o atual Presidente do CAMGSD, professor Miguel Abreu, referia que “desde 1997 até 2020 o Carlos Rocha foi Presidente do Centro”. Miguel Abreu falou ainda sobre o seu percurso no Técnico e na turma de Análise especial quando teve como professor Carlos Rocha.

Coube ao Coordenador da Área Científica de Equações Diferenciais e Sistemas Dinâmicos, professor Luís Barreira, uma alucoção mais aprofundada sobre o professor Carlos Rocha. Na sua intervenção, o docente do Departamento de Matemática falou sobre a contribuição de Carlos Rocha para o Departamento, sobre os vários graus académicos e os cargos exercidos no Técnico, dos quais se destacam a Presidência do Departamento de Matemática e a Presidência do CAMGSD, do qual foi co-fundador. Luís Barreira terminaria a sua intervenção com um “obrigado ao professor Carlos Rocha por puxar pelos seus alunos”.

“Nunca pensei estar tão nervoso nesta fase”

Foi desta forma que o professor Carlos Rocha começou a sua Lição, após vários agradecimentos. No arranque da Lição sobre “Dinâmica em Dimensão Infinita”, Carlos Rocha explicava que iria “fazer isto à moda de uma apresentação da FCT”.

A Lição de Carlos Rocha assentou na sua linha de investigação, ao longo de 40 anos, abordando temas como os sistemas dinâmicos e fluxos, equações de reação-difusão, equações diferenciais e sistemas dinâmicos. Ao explicar a sua linha de investigação Carlos Rocha afirmou que o que gosta é “de fazer investigação” e que o “prazer que se tem em descobrir algo novo só é total quando se mostra a alguém e é aqui que entram os alunos”.

Na sua intervenção, o docente de Matemática referiu-se ainda às três instituições mais marcantes ao longo do seu percurso académico, nomeadamente o Instituto Superior Técnico, o Instituto Gulbenkian de Ciência e o Lefschetz Center for Dynamical Systems, na Universidade de Brown, onde realizou o seu Doutoramento.