Professor Joaquim Sampaio Cabral distinguido pela Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapias Celulares

O professor Joaquim Sampaio Cabral, docente do Departamento de Bioengenharia (DBE) e diretor do Instituto de Bioengenharia e Biociências(iBB), foi recentemente agraciado com o Career Achievement Award pela Sociedade Portuguesa de Células Estaminais e Terapias Celulares (SPCE-TC). A distinção é entregue ao docente do Técnico pelos seus contributos para o crescimento da Sociedade e para a comunidade científica portuguesa que trabalha nesta área.

O prémio foi entregue ao professor Joaquim Sampaio Cabral no decorrer da reunião científica da SPCE-TC realizada em Braga, nos dias 10 e 11 de março. Durante a palestra de aceitação, o diretor do iBB apresentou a sua trajetória, destacando as contribuições mais significativas para a área e ainda a sua visão de futuro.

Licenciado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, doutorou-se em Engenharia Química/Biotecnologia, pelo Instituto Superior Técnico, em 1983. Fez um pós-doutoramento em Engenharia Bioquímica no Massachusetts Institute of Technology (MIT), e a agregação em Biotecnologia, em 1988. Foi docente do Departamento de Engenharia Química desde dezembro de 1978 até dezembro de 2011, data em que fundou o DBE. Em 2015, e em reconhecimento do seu percurso excecional, o Instituto Superior Técnico atribui-lhe o título de Professor Distinto.

A sua atividade como investigador, enquadra-se no Laboratório de Bioengenharia de Células Estaminais e Medicina Regenerativa do iBB, e está centrada no desenvolvimento de bioprocessos com células estaminais e seus derivados, com aplicações em Medicina Regenerativa.

Ao longo da sua carreira, o professor Joaquim Sampaio Cabral tem exercido uma excecional influência na área de Bioengenharia, em termos nacionais e internacionais, sendo considerado uma das figuras mais proeminentes nesta área, desempenhando funções como editor e membro de corpos editoriais de revistas internacionais e participando nos mais prestigiados painéis nacionais e internacionais de aconselhamento e de avaliação de unidades de investigação, projetos e bolsas.

Esta distinção acaba por refletir também o contributo do docente no desenvolvimento e crescimento da SPCE-TC, tendo sido membro fundador (2005), e exercido os cargos de vice-presidente (2006) e presidente (2009-10) da sociedade.