Professor Jorge Calado distinguido na Abertura do Ano Académico da ULisboa

O Professor Emérito do Instituto Superior Técnico foi distinguido com o prémio ULisboa 2016.

Decorreu, esta quinta-feira, a cerimónia solene de Abertura do Ano Académico 2016/2017 da Universidade de Lisboa, em que foi entregue, como habitualmente, o Prémio ULisboa, que pretende “distinguir uma individualidade que tenha contribuído de forma notável para o progresso do país e o engrandecimento da Ciência e/ou Cultura e para a projeção internacional do país”. Este ano, essa distinção foi atribuída ao professor Jorge Calado, a quem foi atribuído o ano passado o título de Professor Emérito do Instituto Superior Técnico.

O professor Manuel Nunes da Ponte foi escolhido para fazer o elogio do premiado, falando sobre os mais de “40 anos de história comum” que teve com Jorge Calado. “O Jorge Calado é o homem da Renascença, o verdadeiro homem das duas culturas”, afirmou o docente, fazendo referência ao percurso científico, mas também cultural, que teve durante a sua vida. “O Jorge Calado fez uma diferença fantástica na carreira de muitos de nós.”

Na deliberação do júri, presidido pelo reitor da Universidade, professor António Cruz Serra,pode ver-se que Jorge Calado “cruzou saberes, cultivou de modo singular as ciências e as humanidades tornando-as acessíveis e atraentes para um público alargado”, sendo reconhecido pelo “seu percurso de cientista, professor e divulgador de ciência, mas também pela sua intervenção cultural, sobretudo através da crítica musical e de fotografia”.

Na cerimónia, o Professor Emérito aproveitou a oportunidade para agradecer à Universidade e a várias pessoas que o ajudaram a chegar onde está. “Suceder a Nuno Teotónio Pereira, Adriano Moreira e João Lobo Antunes [vencedores anteriores] é candidatar-me ao Olimpo português”, brincou.

“Na minha vida nunca planeei nada, limitei-me a aproveitar as oportunidades, e assumo que tive muita sorte (…). A minha maior sorte foi ter convivido e trabalhado com pessoas muito melhores que eu”, disse.

O professor António Cruz Serra, reitor da ULisboa, encerrou a sessão, deixando uma palavra especial de apreço aos 7500 novos alunos que, no último mês, chegaram à universidade. “Estão de parabéns pelo esforço que realizaram e que vos permitiu entrar na universidade. Parabéns também por terem entrado na ULisboa. Fizeram uma boa escolha.”

O reitor aproveitou ainda para dirigir algumas palavras ao engenheiro António Guterres, recentemente aclamado Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). “É um motivo de grande orgulho e satisfação. Em nome da Universidade de Lisboa, congratulo-o com esta vitória.”