Professor Mário Berberan e Santos eleito “Chemistry Europe Fellow”

O docente do Departamento de Engenharia Química do Técnico recebeu a mais alta distinção atribuída pela organização Chemistry Europe.

Reconhecendo as suas inúmeras contribuições científicas, a Chemistry Europe nomeou o professor Mário Berberan e Santos, docente do Departamento de Engenharia Química e investigador do Instituto de Bioengenharia e Biociências(iBB), como um dos seus Fellows.  O docente do Técnico considera esta distinção, anunciada no início deste mês de abril, um reconhecimento do trabalho que tem desenvolvido. “Sinto-me satisfeito com o reconhecimento do trabalho realizado, pensando, claro, em todos os que para ele contribuíram” declara.

Este título é a mais elevada distinção atribuída pela Chemistry Europe, e reconhece os contributos excecionais dos distinguidos no âmbito do espírito científico europeu, como autores, consultores, editores convidados, avaliadores ou representantes de uma sociedade química nacional. O programa Chemistry Europe Fellows foi criado em 2015, tendo as Fellowships sido atribuídas nesse mesmo ano, posteriormente em 2018 e agora em 2020. “Tanto a proposta como a escolha [dos Fellows] são da Chemistry Europe (editores e sociedades científicas)”, explica o professor Mário Berberan e Santos.

Para esta honrosa distinção, o docente do Técnico acredita ter sido relevante o seu contributo enquanto autor de artigos científicos e também de um livro- “Molecular Fluorescence”, em co-autoria com Bernard Valeur-, assim como o seu papel como membro de corpos editoriais (revistas ChemPhysChem e ChemPhotoChem). “Também fui representante ativo, durante seis anos, de uma das sociedades científicas fundadoras, a Sociedade Portuguesa de Química”, refere ainda.

Além do título e do prestígio de o deter, espera-se que através do mesmo os Fellows continuem “a fortalecer o espírito científico europeu”, tal como destaca o docente do Técnico.  “Para já, estou empenhado na organização do próximo congresso europeu de Química, que se realizará em Lisboa”, partilha o professor Mário Berberan e Santos.

Para além do docente do Técnico, apenas mais dois químicos portugueses ou a trabalhar em Portugal foram distinguidos este ano: Anthony J. Burke, docente da Universidade de Évora, e Amélia Pilar Rauter, docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Fundada há 25 anos, a Chemistry Europe é uma associação de 16 sociedades científicas de química de 15 países europeus, incluindo a Sociedade Portuguesa de Química, e representa mais de 75.000 químicos. A Chemistry Europe publica, em colaboração com a editora Wiley-VCH, dezasseis periódicos de química de alta qualidade, cobrindo uma ampla gama de disciplinas, entre os quais o “Chemistry, A European Journal”.