Quatro personalidades com ligação ao Técnico distinguidas com a Medalha de Mérito Científico

A entrega do galardão foi feita na sessão inaugural do encontro Ciência 2017 e pretende homenagear o trabalho preponderante desenvolvido pelos cientistas.

Entre os homenageados que esta segunda-feira, 3 de junho, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor Manuel Heitor, contemplou com a Medalha de Mérito Científico, estão quatro profissionais bem conhecidos da comunidade do Técnico, cujo trabalho desenvolvido em prol da ciência ou da cultura científica “todos nós temos que saber distinguir”, tal como realçou o professor Manuel Heitor antes do momento solene.

O professor Diamantino Durão, um dos mais aplaudidos no momento da entrega das medalhas, foi presidente do Instituto Superior Técnico durante 14 anos, desempenhando uma ação pioneira a nível internacional no desenvolvimento da velocimetria. Carlos Varandas, por sua vez, fundador e presidente do Centro de Fusão Nuclear do IST e posteriormente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, desempenhou também um louvável percurso de investigação.

Na área da Engenharia Mecânica do Técnico foram distinguidos o professor catedrático António Falcão, que trabalha há 40 anos em tecnologias de aproveitamento das energias renováveis marinhas, e também Carlos Mota Soares, professor catedrático jubilado do IST, distinguido pelo seu trabalho na área, com um papel interventivo na defesa dos interesses da àrea.

Um dos distinguidos, o professor Carlos Varandas partillhou a sensação despoletada por esta homenagem: “Recebi esta notícia com satisfação pelo reconhecimento do Governo ao trabalho realizado não só por mim, mas também por todos os que comigo trabalharam”.  Uma carreira de mais de 25 anos que, tal como recorda, “começou do nada e terminou com o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, uma unidade de investigação cuja competência é hoje reconhecida internacionalmente”. “Sinto-me uma pessoa realizada, ainda disponível para trabalhar no que gosto, como sempre fiz ao longo da minha carreira”, concluiu.