Semana da Física em formato híbrido conta com 1800 visitantes

Na sua 26.ª edição, a Semana da Física aumentou a oferta de atividades para escolas e retomou um dia dedicado às famílias.

Os “brilliant accidents” do mundo da Física – descobertas científicas, importantes na área, alcançadas casualmente – deram o mote à 26.ª edição da Semana da Física, organizada pelo Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico (NFIST), entre os dias 8 e 13 de maio.

Perto de 1300 visitantes, do pré-escolar ao 12º ano, de 34 escolas puderam assistir a palestras e workshops de diferentes temas da física, sessões de planetário e conhecer alguns laboratórios do Técnico.

No átrio do Pavilhão Central, a exposição do Circo da Física teve por objetivo “mostrar a Física e os seus conceitos de forma a que qualquer pessoa consiga perceber”, explicaram Patrícia Torres e Bruno Semião, estudantes dos 2.º e 3.º anos de Engenharia Física, respetivamente. As experiências demonstradas tinham resultado de “brilliant accidents” de físicos famosos (como a maçã de Newton ou a indução de Faraday) e contavam com uma introdução sobre os mesmos.

À distância, via zoom, participaram cerca de 400 alunos de três escolas. O sábado ficou guardado para as famílias. Pela primeira vez, desde 2018, o NFIST retomou a iniciativa de abrir as portas a esse público e recebeu cerca de 100 visitas.

Nesta edição, a oferta de atividades cresceu com novos workshops, visitas ao Campus Alameda guiadas por estudantes da Escola e bancas do Laboratório de Instrumentação e Física Avançada (LIP) e do Grupo de Lasers e Plasmas (GoLP), do  Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), que mostraram o que se faz em Física avançada.