Técnico celebra primeira bolsa de alojamento para estudantes deslocados

Protocolo tem como objetivo auxiliar estudantes de licenciatura cuja morada fiscal seja fora da área metropolitana de Lisboa na procura de residência.

O Instituto Superior Técnico celebrou, a 22 de dezembro, a assinatura do primeiro contrato de arrendamento inserido numa bolsa de alojamento, no âmbito do programa “Quarto e Quartos”. O primeiro estudante a beneficiar deste protocolo é Vicente Duarte, estudante-deslocado oriundo de Elvas que inicia os seus estudos universitários através da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores, usufruindo agora de alojamento próximo do campus Alameda.

“Muitos parabéns. Espero que faças bom uso da oportunidade e que [esta] ajude com os teus estudos”, desejou Alexandre Francisco, vice-presidente do Técnico para os Assuntos Académicos à data da cerimónia. Em resposta, o bolseiro Vicente agradeceu a oportunidade, frisando que esta “é uma grande ajuda em termos práticos – vai, de certa forma, ‘amplificar’ os estudos”. O aluno de Elvas considera, por exemplo, que a proximidade do quarto com o Técnico será benéfica para que possa vir estudar para a faculdade durante mais tempo, sem tanto tempo consumido em transportes.

“O objetivo da bolsa é dar uma oportunidade a alguém que dela precise”, explicou o mecenas em representação da ‘Quarto e Quartos Operações, Modoramo Lda.’, entidade parceira do Técnico neste protocolo. “Eu próprio sofri na pele o que é estudar na universidade de manhã e trabalhar à noite”, acrescentou, frisando que a bolsa pretende aliviar os estudantes dessa carga. “Não é trivial encontrar alojamento acessível em Lisboa, pelo que certamente vai fazer a diferença”, complementou Alexandre Francisco, agradecendo ao mecenas.

O programa “Quarto e Quartos” é dirigido a estudantes com cidadania portuguesa, inscritos no 1.º ciclo de estudos em qualquer curso, com dificuldades financeiras e mérito académico e cuja morada fiscal seja fora da área metropolitana de Lisboa.