Técnico inaugura Cabine de Leitura em parceria com a Fundação Altice Portugal

"Levar, doar, ler e devolver." A primeira Cabine de leitura, instalada no Jardim Norte, foi inaugurada pelo Técnico.

Esta sexta-feira, dia 3 de junho, o Técnico inaugurou a primeira Cabine de Leitura, que ficou instalada no Jardim Norte.  “A ideia é termos aqui mais um ponto de comunicação de novas ideias, ligar um pouco a cultura no seu global com a cultura científica através do livro”, salientou o professor Miguel Amado, vice-presidente do Técnico para a área de instalações e equipamentos, justificando que assim “o campus fica mais rico.”

O nosso “principal propósito é melhorar a vida das pessoas através da tecnologia, em particular, no acesso ao conhecimento. São já 20 anos a trabalhar em soluções tecnológicas para a acessibilidade às comunicações”, referiu o engenheiro Daniel Freitas, alumnus e atual project manager da Fundação Altice Portugal.

Isabel Marcos, coordenadora da Biblioteca e Arquivo do Técnico (BIST) agradeceu o esforço desenvolvido pela sua equipa para que tudo estivesse pronto atempadamente e garantiu que “acolheu este projeto com imenso gosto” mencionando que “não basta só ter livros científicos, mas é preciso desenvolver o gosto pela leitura, que depois conduz ao gosto pela escrita.”

Sebastião Alves, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ) e autor de diversos livros, contou uma história afeta a um poema inglês que falava de “um marciano que chamava um livro de um pássaro de mil asas” e conduziu a audiência através da história desde o tempo dos papiros, dos pergaminhos, das folhas com letras desenhadas ou gravadas, até ao suporte digital. Mas a escrita, segundo o professor Sebastião Alves “é o principal, é o primeiro suporte.”

O professor Rogério Colaço, presidente do Técnico e também autor, recordou a sua infância quando ainda não existiam bibliotecas ou espaços de leitura e relembrou “um livro é sempre uma viagem. O valor dos livros é que são objetos fantásticos e nos transformam.”

A cerimónia de inauguração terminou com uma atuação de dois elementos da Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico (TUIST) com João Marques ao violino e João Soares, na guitarra.

A Cabine de Leitura funcionará com base num sistema de voluntariado.