Técnico presente na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

Investigadores e docentes do Técnico participaram em vários dos eventos sobre oceanos, inovação, novos desafios e oportunidades.

Decorreu em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho, a 2ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que juntou mais de 6000 participantes de 150 países, incluindo 24 chefes de Estados e 2000 representantes não-governamentais de empresas, fundações, universidades, fundos de investimento e ONGs. Os Estados representados acordaram em intensificar acções inovadoras baseadas em ciência e tecnologia para enfrentar os actuais desafios ligados aos oceanos.

O Técnico marcou presença na conferência com uma delegação que incluiu investigadores e docentes focados em questões ligadas aos oceanos e à inovação, tendo assim oportunidade de identificar novos desafios e oportunidades nesta área. Houve também investigadores do Técnico estiveram presentes na área One Sustainable Ocean, fazendo-se acompanhar de um robot submarino, para dar a conhecer atividades relativas à linha temática ‘Oceanos’, desenvolvidas no Laboratório Associado LARSyS. De destaque a participação de alumni Técnico nas suas atuais funções: o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, o Ministro da Economia e do Mar de Portugal, António Costa Silva e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Os oceanos cobrem 70% da superfície terrestre e têm um papel vital na mitigação das alterações climáticas. Adicionalmente, são fonte de biodiversidade, alimento, recursos minerais e energéticos. No entanto, estão neste momento sob ameaça sem precedentes como resultado da atividade humana. Durante as sessões oficiais e eventos paralelos, os participantes da Conferência dos Oceanos partilharam ideias e compromissos para abordar as questões da emergência oceânica.