Técnico Solar Boat ruma ao arquipélago da Madeira para mais uma edição do “Odisseia TSB”

A equipa de alunos do Técnico irá realizar várias travessias com o novo protótipo da equipa, o São Rafael 03.

Depois de na 1.ª edição do evento “Odisseia TSB”, em 2020, a equipa do Técnico Solar Boat (TSB) ter percorrido o país de Norte a Sul, a equipa de alunos volta a desafiar os seus limites rumando ao arquipélago da Madeira para dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo do último ano “e sensibilizar a comunidade para o uso de energias renováveis”, como realça o aluno do Técnico e líder do TSB, João Novo.

A aventura arranca já no próximo dia 2 de setembro, e depois da ilha da Madeira a equipa navega até  Porto Santo, onde ficará até 11 de setembro. Ao longo destas duas semanas, o TSB realizará várias travessias, estando prometida a passagem por pontos icónicos como a Ponta de São Lourenço, a Ponta da Calheta, a Ponta do Pargo e as Ilhas Desertas. Mais perto da data do evento, o TSB irá anunciar nas suas redes sociais as datas de cada trajeto, que deverão ser ajustadas às condições meteorológicas registadas.

O protagonista do evento será o São Rafael 03 -SR03, o mais recente protótipo da equipa, mas à celebração do talento e trabalho deste núcleo de alunos do Técnico vão juntar-se conhecidas figuras do desporto tais como Mayra Santos (recordista mundial em natação estática), Lúcia Franco (atleta de Trail Running e Sky Running), João Rodrigues (velejador e o atleta português com mais presenças em Jogos Olímpicos), André Pereira (velejador) e ainda Mafalda Freitas, diretora Regional do Mar.

A equipa de alunos assume o seu entusiasmo com o evento que preveem que seja “grandioso”, e onde procurarão pôr à prova mais uma vez as capacidades do SR03, que apesar de ser relativamente recente já arrecadou o 2.º lugar na competição Water 2021, que teve lugar no Alqueva no início de junho e alcançou o 6.º lugar no “Monaco Energy Boat Challenge”, no passado mês de julho. Do Mónaco, a equipa do TSB trouxe ainda na bagagem o galardão “Communication Prize”.

Desde a sua fundação em 2015, o TSB já desenvolveu 3 protótipos movidos a energia solar, o São Rafael 01, 02 e agora o SR03. Ávidos por inovar, os membros da equipa do TSB decidiram abraçar um desafio extra: desenvolver o seu primeiro protótipo movido a hidrogénio, o São Miguel 01.