Última Aula da professora Adélia Sequeira

Decorreu esta quarta-feira, dia 14 de setembro, a Última Aula da professora Adélia Sequeira, do Departamento de Matemática do Técnico.

No arranque da sessão no Anfiteatro Abreu Faro, o Presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, começaria por referir que “estes são sempre momentos com um sentimento misto. São, ao mesmo tempo, inícios de uma nova fase e um reconhecimento pelo trabalho feito”. Rogério Colaço fez um “agradecimento à professora Adélia por tudo o que fez pelo Técnico, estudantes e Ciência”, entregando de seguida uma medalha do Técnico à homenageada. O Presidente do Técnico fez ainda questão de dizer que “do lado do Técnico continuamos a contar com a sua disponibilidade e boa disposição”.

O Presidente do Departamento de Matemática, professor José Mourão, começou a sua intervenção referindo que “a professora foi a cara de uma área científica muito importante, que é a área de análise numérica e análise aplicada”. De seguida, anunciou alguns dos cargos desempenhados pela docente, entre eles a Presidência do Centro de Matemática Computacional e Estocástica (CEMAT) e a eleição como membro Correspondente da Academia de Ciências (2008).

O atual Presidente do CEMAT, professor Manuel Scotto, afirmava no início da sua intervenção que “a maneira mais simples de descrever a relação da professora Adélia com o CEMAT é que a professora veste a camisola do Centro desde o início”. A este respeito, Manuel Scotto haveria também de referir os dois períodos distintos (2001 a 2007 e 2017 a 2021) em que a professora foi Presidente do Centro. Manuel Scotto terminaria a sua intervenção agradecendo em nome do CEMAT “todo o seu esforço e dedicação incansáveis”.

A alocução da professora Ana Leonor Silvestre, do Departamento de Matemática, começou com um sentido “é para mim uma honra estar aqui”. De seguida, a docente abordaria a carreira académica da professora Adélia Sequeira referindo-se ao seu primeiro Doutoramento feito na École Polytechnique, em Paris, em Análise Numérica (1981), seguido por um outro Doutoramento em Matemática, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1985). Posteriormente, faria a sua agregação no Técnico em 2001, chegando a professora Catedrática, também no Técnico, em 2011. Ana Leonor Silvestre abordou ainda os vários cargos desempenhados pela professora, como a Presidência do Conselho de Gestão da Universidade de Lisboa no pós 25 de Abril. Também na Universidade de Lisboa a professora Adélia foi membro do Conselho Geral da Universidade entre 2017 e 2021. Ao nível da atividade científica, a docente do departamento de Matemática referiu os mais de 100 artigos científicos em que a professora Adélia foi co-autora, bem como os 22 livros em que foi co-editora e, ainda, o Prémio Científico UTL/Santander Totta (2010), referindo a este respeito que “a sua atividade científica é bastante impressionante”.

A professora Adélia Sequeira iniciaria a sua intervenção afirmando que “estou extremamente agradecida e emocionada com estas palavras”. De seguida, a docente fez uma sentida homenagem ao professor Carlos Alves, afirmando que “o Carlos é insubstituível”. A docente começaria a sua Lição – “Recordando o meu percurso académico: do ensino à investigação em hemodinâmica matemática”, referindo-se aos seus principais temas de investigação: a reologia do sangue e a hemodinâmica computacional nos aneurismas cerebrais. Ao nível da reologia do sangue a docente abordou os modelos matemáticos e simulações da coagulação do sangue e ao nível da hemodinâmica computacional, a professora abordou os modelos matemáticos de inflamação e aterosclerose e os modelos matemáticos e computacionais da difusão de fármacos.

Durante a sua Lição, Adélia Sequeira explicaria a importância da Matemática na Medicina, referindo que através da modelação matemática os médicos poderão quantificar o impacto do tratamento prestado aos doentes e que os modelos matemáticos e a simulação computacional contribuem para reduzir experiências com animais ou torná-las parcialmente obsoletas. A docente explicaria também que a modelação e simulação da circulação sanguínea e das tensões associadas permitem compreender a progressão de algumas patologias e otimizar procedimentos cirúrgicos e o design de instrumentos médicos.