Universidade de Lisboa e Instituto de Telecomunicações recebem Prémio Líderes Inovação Portugueses

A qualidade da inovação é um dos fatores determinantes na atribuição do galardão atribuído pela CGIP.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) e o Instituto de Telecomunicações (IT) foram duas das organizações distinguidas pela Consumer Guidance Institute Portugal (CGIP) com o Prémio Líderes Inovação Portugueses.  Este galarão, através das duas diferentes categorias, pretende reconhecer e louvar todo o sector de Investigação e Desenvolvimento(I&D) português. Para determinar quais as organizações mais inovadoras em Portugal, a CGIP focou-se no número e na qualidade das patentes registadas mundialmente, entre 2017 e 2019, por organizações e empresas nacionais. Mediu, igualmente, a predisposição destas entidades em divulgar atividades de I&D através de uma análise dos respetivos websites.

A ULisboa é, de acordo com a CGIP, uma das universidades públicas a nível nacional com a pontuação mais alta em termos de inovações, no período entre 2017 e 2019, e com uma pontuação de 87.8 conquistou o 2.ºlugar deste prémio. Por sua vez, o IT arrecadou o 5.º lugar na categoria de “Organizações sem fins lucrativos”, com uma pontuação de 26.0.

Além destas duas organizações, há outro galardoado com ligação ao Técnico: a Biosurfit. Criada por um antigo aluno do Técnico, João Fonseca, a empresa portuguesa de diagnósticos focada no desenvolvimento e fabrico de testes IVD (in vitro diagnostic) em Point-of-Care com tecnologia altamente inovadora, conquistou o 4.º lugar (57.0) por entre as empresas portuguesas com a pontuação mais elevada em termos de inovação.