Ciência e Tecnologia

As descobertas da Astrofísica por Shane Larson

A gravidade, a nova visão sobre o Cosmos e o projeto LIGO guiaram a palestra do professor da Northwestern University.

A parceria entre a Embaixada Americana em Lisboa e o Instituto Superior Técnico (IST/ACorner) continua a trazer ao campus da Alameda conceituados nomes das mais diversas áreas. Desta vez foi convidado Shane Larson, professor de física da Northwestern University e membro do CIERA (Centro  Interdisciplinar deExploração e Pesquisa em Astrofísica),que conduziu a palestra “The Gravitational Universe: A New View of the Cosmos”, atraindo vários especialistas da área e curiosos.

O professor várias vezes premiado, e membro da Sociedade Americana de Física, começou por explicar a extensão do tema, mas foi no projeto LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory), e no detetor LISA que mais se demorou. Para o professor Shane Larson a descoberta das primeiras ondas gravitacionais representou “a maior descoberta da astrofísica”, nomeadamente pelo que ensinou sobre o Universo. Para a sua apresentação trouxe ainda uma amostra sonora da descoberta, e não esqueceu as pessoas que contribuíram para que a mesma fosse possível.

Acerca do futuro, o professor Shane Larson explicou a importância que a tecnologia tem tido tende a influenciar as novas descobertas em torno do cosmos, afirmando que “tudo isto que se tem descoberto ainda é só o início, acreditem”. Consciente da importância desta área, partilhou ainda a convicção de que “a gravidade revelará as coisas mais incríveis e enigmáticas acerca do Universo”.