Ciência e Tecnologia

Debate sobre os grandes tópicos de Recursos e Ambiente no 10.º aniversário do CERENA

As relações entre a academia e a indústria, os novos desenvolvimentos tecnológicos na exploração de petróleo, o ambiente e o clima, e ainda os desafios da indústria mineira foram apenas alguns dos assuntos abordados na sessão de aniversário do centro de investigação.

O CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente comemorou, esta quarta-feira, o seu décimo aniversário com uma cerimónia que juntou oradores nacionais e internacionais para discutir algumas das grandes questões relacionadas com Recursos Naturais e Ambiente: as relações entre a academia e a indústria, os novos desenvolvimentos tecnológicos na exploração de petróleo, o ambiente e o clima, e ainda os desafios da indústria mineira foram apenas alguns dos tópicos abordados.

A professora Maria João Pereira, presidente do CERENA, abriu a sessão comemorativa com um breve resumo do trabalho e da história do CERENA, cujo objetivo é, lembrou “fazer investigação de excelência” na área em que trabalha.

“Além disso, uma das nossas grandes preocupações é fazer transferência de tecnologia para as empresas, permitindo que as soluções que aqui desenvolvemos passem à comercialização”, explicou a docente, em jeito de apresentação para o que se seguiria: a assinatura de dois protocolos de colaboração, com a Beicip-Franlab e a Partex Oil and Gas.

O presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, deixou também algumas palavras neste painel dedicado à colaboração entre academia e indústria, garantido que “o Técnico tem uma longa tradição de cooperação com empresas que atuam nesta área dos recursos naturais”.

“Temos que perceber que produtividade científica não significa uma menor cooperação com empresas. Nisso, o CERENA tem sido exemplar: ora, quando se faz bom trabalho de investigação e se tem uma boa cooperação com a indústria, formam-se melhores pessoas.”

O docente aproveitou ainda a oportunidade para falar sobre o Técnico Partner Program, que pretende fomentar a colaboração com empresas de forma mais “forte e duradoura”. “Desafio aqui a Partex e a Beicip-Franlab a que se juntem a esta nosso programa e estendam a sua parceria a todo o Técnico, e não apenas ao CERENA.”