Ciência e Tecnologia

Dez alunas do Técnico premiadas com bolsas de mérito do ‘Top Women Scholarship Program’

Lançada pela E-REDES, a segunda edição do programa destinou-se a finalistas dos mestrados em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Engenharia Informática e de Computadores.

Uma dezena de alunas do Instituto Superior Técnico recebeu bolsas de mérito inseridas no programa ‘E-REDES Top Women Scholarship’, uma iniciativa com o objetivo de “fomentar o aumento do número de mulheres que optam pelas áreas tecnológicas”. As estudantes laureadas terão acesso a um programa de atividades de mentoria, através do qual se pretende “despertar o interesse de jovens estudantes pela tecnologia, e a captação de jovens mulheres finalistas de mestrados nas áreas da Engenharia Eletrotécnica e de Informática”. As bolsas têm ainda um valor associado de dois mil euros.

A par de orientação, as estudantes terão a oportunidade de acompanhar um dia de trabalho das suas mentoras na E-REDES, podendo também participar numa palestra onde estas partilharão as suas experiências e desafios enquanto profissionais do setor da energia. Num programa que se estenderá até junho do próximo ano, as alunas bolseiras poderão ainda participar num webinar com a presença de três engenheiras no ativo e visitar duas das áreas centrais das atividades da empresa.

Rita Oliveira, uma das laureadas, diz ser “uma grande honra ter sido premiada”, sendo esta bolsa “o reconhecimento da [sua] enorme dedicação à Engenharia Informática e de Computadores e dos sólidos conhecimentos que o Técnico transmite”. Expectante quanto ao programa de mentoria em que está agora inserida, a aluna considera que “são iniciativas como esta que dissipam a ideia de que a engenharia é uma profissão mais masculina”. “Parece-me realmente muito inquietante a escassez de mulheres que enveredam por carreiras relacionadas com a engenharia, a tecnologia e a ciência, pois dessa forma não farão parte dos principais avanços”, comenta.

A cerimónia de entrega teve lugar na sede da Energias De Portugal, entre as 14h30 e as 17h do dia 20 de novembro, dia em que se iniciou também o programa de mentoria associado a estas bolsas.

Segue-se uma lista das estudantes do Técnico que venceram esta bolsa:

• Engenharia Informática e de Computadores: Mónica Jin; Alexandra Rodrigues; Marta Xavier; Raquel Chin; Teresa Correia; Camila Bertelli; Rita Oliveira; Maria Campos.
  • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores: Raquel Pereira; Matilde Plácido.