Estudante do Técnico vence prémio da Universidade Cambridge

Aluno do programa doutoral da CMU Portugal e investigador do IN+ é coautor do trabalho que ficou em 1.º lugar nos “Babbage Industrial Innovation Policy Awards”.

Afonso Amaral, estudante do programa doutoral da Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) em Engenharia e Políticas Públicas (parceria entre o Instituto Superior Técnico e a Carnegie Mellon University – CMU), é coautor do trabalho vencedor da competição “Babbage Industrial Innovation Policy Awards”, da Universidade de Cambridge.

A iniciativa foi criada durante a pandemia com o objetivo de encontrar ideias inovadoras e relevantes para a elaboração de políticas públicas, nas áreas da tecnologia, inovação e competitividade industrial.

O trabalho “National and Sub-National Policy for Domestic Manufacturing Flexibility: A Policy Framework to Incentivize Flexibility Based on Lessons from the Covid-19 Medical Supply Response” – desenvolvido em coautoria com Nikhil Kalathil, estudante da CMU – passou por “combinar várias boas práticas dos Estados Unidos da América e dos estados-membros da União Europeia e desenvolver um conjunto de políticas públicas para aumentar a flexibilidade de produção das indústrias”, explicou Afonso Amaral.

Para além do prémio monetário, os autores do trabalho tiveram a oportunidade de apresentar a sua investigação a um grupo de académicos de renome mundial, na área, associados ao Cambridge Industry Innovation Policy Center.

O também investigador do Centro de Estudos em Inovação Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+) afirma ser “fantástico mostrar que uma instituição com um grande reconhecimento na engenharia tem a capacidade de estabelecer a ponte entre a tecnologia e as políticas públicas”.