Ciência e Tecnologia

Investigador do Técnico lidera projeto internacional no Ártico – T-MOSAiC

João Canário, investigador e docente convidado do DEQ é o líder de um projeto internacional no Ártico, T-MOSAiC.

João Canário, investigador e docente convidado do Departamento de Engenharia Química do Técnico é o líder de um projeto internacional no Ártico, T-MOSAiC. A sua participação foi aprovada por unanimidade na reunião do grupo de trabalho de Ecossistemas Terrestres (TWG) e tem o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Pela primeira vez, Portugal assume a liderança de um projeto internacional no Ártico.

O Projeto T-MOSAiC (Observatórios Terrestres Multidisciplinares para o Estudo dos Efeitos do Clima Ártico) é uma iniciativa do grupo de trabalho de Ecossistemas Terrestres (TWG) do Comité Internacional de Ciência Ártica (IASC).  Este projeto internacional que envolve 23 países, incluindo os 8 países árticos, pretende conhecer melhor de que forma os ecossistemas terrestres e de água doce interagem com os outros componentes do sistema terra respondendo às alterações climáticas.

Estas respostas envolvem alterações nos ciclos biogeoquímicos, nos fluxos de gases com efeito de estufa, biodiversidade e cadeia tróficas, espessura da camada de neve, dinâmica no “permafrost”, eventos climatéricos extremos, erosão costeira e na transferência de água, matéria orgânica, nutrientes e poluentes entre os ecossistemas.