Investigadores do Técnico desenham nova classe de antibióticos

Investigadores do Técnico lideraram equipa que desenvolveu uma nova classe de antibióticos e antifúngicos, os dendrifármacos.

O Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB) desenvolveu os dendrifármacos, uma nova classe de antibióticos e antifúngicos. Neste trabalho participaram também investigadores do Centro de Química Estrutural (CQE) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB-Nova),

Os dendrifármacos foram testados com sucesso em amostras de fungos e bactérias de hospitais e laboratórios portugueses. Estas substâncias demonstraram “uma excelente atividade contra bactérias e fungos multirresistentes” in vitro e in vivo, explicou o Professor Vasco Bonifácio, investigador do iBB.

Estes antibióticos atuam sobre a membrana das bactérias e fungos com menor toxidade e mais baixo custo de produção do que os péptidos microbianos existentes na natureza que têm igual mecanismo de ação. A administração destes fármacos, já patenteados em Portugal, revelou-se segura, nos ensaios realizados. Os investigadores estão agora a trabalhar na passagem dos dendrifármacos para a clínica.