Ciência e Tecnologia

Junitec vence Hackathome e cria solução tecnológica para as cerca de 48 mil casas vazias em Lisboa

A equipa Junitec venceu a primeira edição Hackathome de Lisboa, organizada pela Câmara Municipal de Lisboa e a Startup Lisboa, conquistando um prémio no valor de 7 mil euros.

A equipa da Junitec (Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico) venceu a primeira edição da Hackathome no passado dia 29 de maio, uma iniciativa que colocou à prova a equipa multidisciplinar, que teve que desenvolver uma solução digital em 24 horas que permitisse dar resposta ao desafio o proposto: apresentar uma solução para o problema das cerca de 48 mil casas devolutas, em Lisboa.

A proposta da equipa da Junitec consistiu na criação de uma plataforma assente em tecnologia blockchain “onde os proprietários podem listar os seus imóveis devolutos, com as informações que os caracterizam, e onde os investidores têm oportunidade de adquirir parcelas da casa”, esclarece Vera Silva, representante da Junitec.

O dinheiro investido nos imóveis é utilizado para a recuperação das casas. Quando os imóveis são arrendados ou vendidos o valor resultante da transação reverte a favor dos investidores e do proprietário. A divisão das casas via blockchain é feita de forma transparente durante todo o processo, uma vez que a plataforma permite efetuar um registo digital incorruptível, garantindo a fiabilidade dos dados inseridos e da divisão das parcelas (ou tokens) subjacentes a cada imóvel.

Listar um imóvel é tão simples quanto registar uma casa para venda em qualquer plataforma. A única diferença é que existe um processo de validação. Fazer um investimento imobiliário é igualmente fácil. Após uma breve análise à casa desejada, basta escolher quantas parcelas pretendem adquirir e avançar com a transação.

Criar projetos ousados faz parte do ADN da equipa da Junitec uma vez que tentam ao máximo incentivar e “participar em iniciativas como esta que permitam a criação de novas ideias com potencial, capazes de criar valor para a sociedade”, esclarece Vera Silva. “É um grande orgulho ver uma equipa Junitec sagrar-se vencedora e resta-nos dar os parabéns ao Lourenço Ponces, ao Vicente Mendes, ao Pedro Rodrigues, ao Luís Parra e à Maria Oliveira por vestirem a camisola Junitec e aceitarem este desafio”, acrescenta.

Com esta conquista a equipa Junitec recebeu um prémio monetário no valor de 7 mil euros. Os próximos passos incluem reunir com a Câmara Municipal de Lisboa e a StartUp Lisboa para avançar com a eventual criação de um projeto piloto.