Ciência e Tecnologia

“O potencial do setor das energias renováveis tem de ser aproveitado pelo nosso país”

O Técnico recebeu a primeira edição da Conferência em Sustentabilidade e Eficiência Energética, em que mais de 140 pessoas estiveram presentes nos dois dias de trabalho.

Decorreu, nos dias 10 e 11 de novembro, no Instituto Superior Técnico, a 1.ª edição da Conferência S2E 2016 – Sustentabilidade e Eficiência Energética, organizada pelo Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil), com o apoio da FUNDEC – Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitetura – e a parceria da Green World.

No evento foram apresentadas e discutidas experiências desenvolvidas por diferentes entidades com intervenção no setor energético nacional e internacional. As temáticas abordadas englobaram as áreas das Energias Renováveis e sua Produção, Consumo Energético, Gestão de Energia, Construção Sustentável, Eficiência Energética e Certificação Energética e ainda Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade.

Para o professor Miguel Amado, do DECivil, “o potencial do setor das energias renováveis tem de ser aproveitado pelo nosso país e nada melhor que o contexto universitário para se discutir o futuro deste setor”. “A iniciativa do Técnico, pelo modelo adotado na sua organização, constribuiu para a articulação de diferentes responsáveis e entidades nos seus modos de abordagem à sustentabilidade do setor num quadro de desenvolvimento futuro das energias renováveis.”

Segundo o docente, “esta conferência tornou ainda mais visível o potencial que a gestão urbanística do território e a incorporação nos processos de planeamento da energia renovável terá na constituição de áreas alargadas do território com especificidades de balanço neutro (ZET)”. “Este potencial irá dar origem a novos modelos de organização das áreas construídas e dos processos de gestão e de compensação entre regiões e áreas energeticamente eficientes. Será, pois, um novo campo de negócio que, associado à energia renovável, permitirá um reforço da sustentabilidade no desenvolvimento das sociedades.”