Ciência e Tecnologia

O testemunho inspirador de Ana Teresa Freitas no “Womenintech show”

A professora do Técnico foi convidada a partilhar algumas das lições aprendidas no caminho que percorreu até à fundação da Heartgenetics.

“Pensar positivo, respirar fundo, e enfrentar um desafio de cada vez”, pode muito bem ser o segredo do sucesso e quem o partilha é a professora Ana Teresa Freitas, docente do Técnico e investigadora do INESC-ID, durante a sua entrevista ao “Womenintech Show”. O programa que se dedica a apresentar ao mundo mulheres inspiradoras nas várias áreas, convidou desta vez a investigadora portuguesa e co-fundadora de uma das mais promissoras empresas na área do diagnóstico clínico e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Durante cerca de 15 minutos, a professora do Técnico partilhou como chegou até ao mundo da biotecnologia, os riscos e os desafios que enfrentou e quais os fundamentos que torneiam a ação da sua empresa.Num tom que lhe desvenda a perseverança, assume que sempre foi uma “resiliente”, e que o facto de ter tido “imensas experiências muito negativas”, não a fez desistir, apenas aprender, porque é “possível aprender a como ser mais resiliente”, confessou. Foi imbuída deste espírito que arriscou e em conjunto com as suas sócias criou a Heartgenetics.

Acerca da sua empresa, desvenda que o primeiro passo para o sucesso é “construir uma empresa multidisciplinar, e conseguir as trazer pessoas mais competentes” para o projeto.  O objetivo máximo é “tomar conta do coração”, e nesse sentido desenvolveram um chip que deteta doenças como a miocardiopatia hipertrófica ou a hipertensão. “Um tema completamente fascinante e sobre o qual toda a gente quer saber sempre mais”, assume a professora do Técnico.