Ciência e Tecnologia

Técnico é palco de debate sobre Data Science, Statistics & Visualization

Novas ideias, métodos e trabalhos recentes têm marcado até agora a discussão entre participantes e oradores que a conferência reúne.

Durante três dias, de 12 a 14 de julho, reúnem-se no Técnico investigadores e profissionais nacionais e internacionais para assistir à conferência “Data Science, Statistics & Visualization”. Anunciada como a primeira de uma série de eventos em torno da temática, o evento trouxe ao Anfiteatro Abreu Faro conceituados especialistas das áreas como é o caso de Trevor John Hastie, professor na Universidade de Stanford , internacionalmente conhecido pelo seu trabalho em estatística aplicada, com reconhecidas contribuições no campo do machine learning, data mining and bioinformatics. 

O objetivo central da conferência passa por projetar as ligações já existentes entre estas disciplinas, mostrando alguns dos trabalhos que se foram destacando nos últimos tempos. A Professora Myra Spiliopoulou de Otto von Guericke University of Magdeburg, e líder do KMD Lab explicou o que podemos aprender com as referências temporais dos dados médicos. Recorrendo a dois exemplos – a síndrome do pé diabético e os acessos a um smartphone – a investigadora explicou as conclusões que podemos retirar do estudo e análise dos dados recolhidos. A investigadora alertou para a necessidade de criar novos modelos para por exemplo “ajudar o especialista a selecionar hipóteses que valham a pena ser prosseguidas” e “incorporar de modo mais simples o conhecimento do perito no modelo em estudo”.

Nos períodos da tarde a conferência contempla blocos de exposição dos trabalhos que têm contribuído para o fortalecimento da interligação entre estas disciplinas. Daniel Keim da University of Konstanz, fecha o leque de intervenções com uma palestra sobre o papel da visualização na ciência dos dados.