Ciência e Tecnologia

Técnico integra projeto europeu visando transformar paisagens aquáticas através da arte e ciência

Projeto TIDAL ArtS foi financiado com sucesso com dois milhões de euros, num esforço para enfrentar a atual crise climática e de biodiversidade.

O projeto TIDAL ArtS – levado a cabo em Portugal pelo Instituto de Tecnologias Interativas (ITI), unidade de investigação do Instituto Superior Técnico – recebeu financiamento no valor de dois milhões de euros. O intuito do TIDAL ArtS é enfrentar a atual crise climática e de biodiversidade, inspirando e transformando paisagens aquáticas através das artes e ciências. Com início agendado para meados de 2024, o projeto contará com uma duração de 3 anos.

O projeto TIDAL ArtS vai criar residências artísticas e científicas num espírito interdisciplinar, reunindo artistas e investigadores. O objetivo é sensibilizar para os desafios enfrentados pelo oceano e outras massas de água e inspirar a mobilização de ações criativas e circulares para a sua proteção e restauro. As residências serão instaladas em locais como a Lagoa das Sete Cidades, nos Açores, uma ilha no rio Danúbio, em Budapeste, o arquipélago Turku, no mar Báltico e a lagoa de Veneza.

“Estamos entusiasmados por fazer parte do projeto TIDAL ArtS e contribuir para o importante trabalho de fomentar a empatia para com os ecossistemas aquáticos que necessitam de proteção”, afirmou Mariana Pestana, professora convidada do Técnico e investigadora no ITI. “A nossa experiência em arquitetura, biologia e tecnologias interativas será usada para criar uma estrutura de apoio para que os artistas se envolvam com o contexto local e conheçam as complexidades das comunidades humanas e não-humanas encontradas em cada local”, acrescentou.

O projeto TIDAL ArtS é fruto da colaboração entre o coordenador Submariner Network for Blue Growth (Alemanha), o Técnico, University College Cork (Irlanda), Pro Progressione (Hungria), German Marine Research Consortium (Alemanha), Aalto University (Finlândia), Spanish National Research Council (Espanha), Digital Training Institute (Irlanda) e Culture Action Europe (Bélgica). O projeto visa promover cidades costeiras sustentáveis até 2030 e assegurar ligações entre as dimensões europeia e global do TIDAL ArtS, promovendo os resultados do projeto a nível internacional.