Rogério Colaço

(Soure, 27 de junho de 1968)

O seu percurso profissional iniciou-se em 1986 no Instituto Superior Técnico onde frequentou o curso de Engenharia de Materiais. Em 1991, terminou a licenciatura e foi nomeado Assistente Estagiário no Departamento de Engenharia de Materiais do Técnico. Em 2002, concluiu o doutoramento no Técnico e iniciou a sua carreira como professor, tendo sido nomeado Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica em 2014.

Em 2007 fundou o laboratório NanoMatLab, e o trabalho de investigação do seu grupo, para além da tribologia e da nanotribologia, passou a abranger a biotribologia.  Em 2012, deu início a uma nova linha de investigação com o apoio da Cimpor SGPS, com o objectivo de de reduzir as emissões de CO2 na produção de cimento. Foi um dos fundadores do Laboratório Colaborativo C5Lab – Sustainable Construction Materials Association, que procura combater as alterações climáticas inovando os processos utilizados pela indústria do cimento nacional e internacional.

Integra as listas dos cientistas mais citados a nível mundial, inserindo-se no top 2% das respetivas áreas numa avaliação realizada pela Universidade de Stanford.

Foi Vice-Presidente para a Gestão Administrativa e Financeira do Técnico de 2013 a 2016.

A 2 de Dezembro de 2019, foi eleito presidente do Instituto Superior Técnico. Em 20 de Dezembro de 2023 foi reeleito presidente do Instituto Superior Técnico.