Eventos

Explica-me como se tivesse 5 anos – João Paulo Monteiro

Salão Nobre, Campus Alameda

Como funciona um satélite?

Data: 8 de outubro
Hora: 10h
Local: Salão Nobre, Técnico – campus Alameda

Como funciona um satélite?
Como é que o meu telemóvel sabe onde estou? Como sabemos se amanhã fará sol ou chuva? Como conseguimos comunicar com navios em alto mar? Todos os dias usamos serviços que dependem de milhares de satélites que orbitam a Terra. Mas como é que funciona um satélite?

No dia 8 de outubro de 2025, às 10h, ao vivo no Técnico – campus Alameda, teremos connosco João Paulo Monteiro, investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR Lisboa) e professor auxiliar convidado no Instituto Superior Técnico, que vai guiar-nos pelas respostas a estas perguntas.

Biografia
João Paulo Monteiro é investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR Lisboa) e professor auxiliar convidado no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, onde concluiu anteriormente o mestrado e o doutoramento. Desenvolve a sua investigação no IST NanosatLab, com foco no desenvolvimento de tecnologias para pequenos satélites. Foi um dos coordenadores do projecto ISTSat-1, que culminou com o lançamento e operação do primeiro satélite universitário português.

Sobre o Programa
Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” é dirigido aos mais novos, abrindo as portas para conhecer a investigação do Técnico e poder fazer perguntas aos nossos cientistas. Os mais velhos também podem assistir, se as crianças deixarem.

Inscrições | Mais informações