Saltar para o conteúdo | Saltar para a navegação

Início / Notícias recentes

Palavras-chave

27 de mai. 2015

IST Press na 85ª Feira do Livro de Lisboa

A Feira do Livro regressa à cidade de Lisboa, de 28 de maio a 14 de junho. A chancela da IST Press estará representada pela Bisturi, Pavilhão 25, com uma seleção de livros com descontos especiais.

Os eventos programados serão anunciados na página do facebook da IST Press.

Local: Parque Eduardo Sétimo
Contacto: ist-press@tecnico.ulisboa.pt

Palavras-chave

26 de mai. 2015

Alunos do Técnico distinguidos com Prémio Inovação Jovem Engenheiro

Três antigos alunos do Técnico foram distinguidos com o primeiro e segundo lugares (ex-aequo) na edição 2014 do Prémio Inovação Jovem Engenheiro, organizado anualmente pela Ordem dos Engenheiros (OE).

O primeiro prémio foi entregue a Hugo Silva, agora aluno de doutoramento no IST e agrupado no Colégio de Engenharia Informática da OE, pelo trabalho "BIT: Biosignal Igniter Toolkit", centrado na criação de ferramentas de hardware e software concebidas para simplificar o processo de prototipagem rápida, ensino e desenvolvimento de aplicações baseadas em biosinais, contribuindo para a sua democratização.

Já Ivo Sousa, inscrito no Colégio de Engenharia Eletrotécnica, e João Santos, Colégio de Engenharia Civil, levaram para casa o segundo lugar, em ex-aequo, pelos trabalhos "Técnicas de Melhoria de Desempenho das Redes Móveis Celulares", e "Deteção Automática de Dano Precoce em Tempo Real".

O primeiro apresenta soluções que permitem melhorar o desempenho das redes móveis celulares que usam técnicas Multiple-Input Multiple-Output (MIMO). Já o trabalho de João Santos descreve uma metodologia original de deteção de dano em estruturas de engenharia civil que, com base em monitorização estrutural, permite manter estruturas envelhecidas em serviço com um grau de segurança adequado.



Mais informações podem ser encontradas no site da Ordem dos Engenheiros.

Palavras-chave

25 de mai. 2015

Dia da Graduação junta dezenas de antigos alunos no Salão Nobre

O Dia da Graduação, uma cerimónia solene de entrega de diplomas aos graduados que concluíram um curso de mestrado no ano letivo 2013/14 ou um programa de doutoramento de 2014, decorreu no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico no último sábado.

"Esta é uma marca importante na vida dos graduados", começou por dizer o professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, acrescentando que "é com grande alegria que as vossas famílias estão aqui a acompanhar-vos". "Vão ter muitas oportunidades para recordar os momentos que aqui passaram: geralmente com saudade."

"O esforço que [as famílias] fizeram vai ser recompensado. Não se vão arrepender", disse ainda o docente, antes de deixar um último apelo: "Gostaria que continuassem a ver o Técnico como a vossa casa, uma casa onde podem sempre voltar (...). Como alumni é vossa responsabilidade ajudar a guiar as próximas gerações".

Filipa Ribeiro e Diogo Santiago, recém-graduados em Engenharia Biológica e Engenharia Aeroespacial, foram convidados a deixar algumas palavras aos colegas e famílias presentes.

"Há cinco anos fizemos uma escolha", afirmou Filipa Ribeiro. "Nem tudo foi fácil (...) mas saio daqui sabendo que todos os sacrifícios se transformaram em grandes oportunidades e sonhos. Aprendi com os melhores."

Já Diogo Santiago falou do "grande orgulho" que sente como antigo aluno desta "grande escola". "Tudo passou muito mais depressa do que alguma vez pensámos. O Técnico deu-nos a oportunidade de fazermos muito mais [do que apenas aprender]. (...) Conhecemos um mundo que hoje é mais pequeno do que era há alguns anos. Hoje somos a soma das experiências que tivemos aqui no Técnico."

O professor Eduardo Pereira, vice-reitor da Universidade de Lisboa, antigo aluno e professor do Técnico, encerrou a sessão, lembrando que este foi o momento para "prestar contas": "É este o momento em que o Técnico e a Universidade de Lisboa têm que prestar contas - ao país, formando engenheiros para cumprir as necessidades, e às famílias, depois de tantos sacrifícios".

"Deixo ainda uma especial palavra a Mariano Gago e Carlos Matos Ferreira: cada um deles contribuiu grandemente para a formação que vos foi ministrada", disse também, homenageando os dois docentes. "Agora, vocês serão embaixadores da qualidade do Técnico. Parabéns a todos, parabéns às famílias."



As fotografias do evento podem ser vistas aqui.