Saltar para o conteúdo | Saltar para a navegação

Início / Notícias recentes

Palavras-chave

28 de jan. 2015

Assinado protocolo de cooperação no Campus Tecnológico e Nuclear

Decorreu no Grande Auditório do Campus Tecnológico e Nuclear, na última sexta-feira, a assinatura de um protocolo de cooperação entre a União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela, o Instituto Superior Técnico, a Science4you, o Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia, o Agrupamento de Escolas de São João da Talha e o Agrupamento de Escolas da Bobadela.

Através da assinatura deste protocolo, que reforçará a importância da divulgação de ciência junto da população, nomeadamente através de ações divulgadas neste campus, os envolvidos reconhecem a importância da colaboração entre o mundo académico e autárquico, com vista ao desenvolvimento do conhecimento.

O presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, referiu que esta "é uma iniciativa de grande importância, já que ajudará a despertar o interesse pela ciência nas crianças".


Palavras-chave

26 de jan. 2015

Bolsa ERC de 1.5M€ atribuída a Professor do IST

Vítor Cardoso, investigador e professor do CENTRA, Centro Multidisciplinar de Astrofísica, no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, foi distinguido com uma bolsa do European Research Council (ERC) no valor de um milhão e meio de Euros.

Num ano em que é celebrado o centenário da Relatividade Geral, esta bolsa vai ser usada para investigar as equações de Einstein em condições extremas, nomeadamente, na física e astrofísica de buracos negros e na geração e deteção de ondas gravitacionais. Tal estudo vai permitir uma melhor compreensão do Universo em que vivemos.

As bolsas ERC são as mais prestigiadas bolsas na Europa. Esta é a segunda vez que o Professor Vítor Cardoso é distinguido, tornando-o num dos poucos físicos europeus galardoados duas vezes com bolsas ERC.

Palavras-chave

23 de jan. 2015

Lifetime Achievement Award atribuído a professora do Técnico

Maria do Rosário Partidário, Professora Associada Agregada do Técnico, Presidente do Centro de Estudos de Gestão do IST (CEG-IST) e co-Diretora da Rede Mar da Universidade de Lisboa foi distinguida pela International Association for Impact Assessment (IAIA) com o IAIA’s 2015 Lifetime Achievement Award, pelo seu contributo significativo para a teoria, educação e prática em Avaliação Ambiental Estratégica com notável influência internacional.
O IAIA Lifetime Achievement Award, anteriormente Rose Hulman Award, é atribuído desde 1985 a membros da IAIA que maiores contribuições fizeram no domínio da avaliação de impactos por periodo prolongado. Em 31 anos esta é a 7ª vez que o prémio é atribuído a um membro europeu.