Saltar para o conteúdo | Saltar para a navegação

Início / Notícias recentes

Palavras-chave

25 de mai. 2016

Técnico vence Campeonato Universitário de Bodyboard & Surf em Peniche

O Técnico venceu, coletivamente, o Campeonato Universitário de Bodyboard e Surf que decorreu este fim-de-semana em Peniche, organizado pela Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria.

Para o primeiro lugar da escola contaram as diversas participações de alunos nas categorias de surf e bodyboard, tendo Francisco Portas (surf, 4.º lugar) e Luís Ruas (bodyboard, 3.º lugar), chegado à final.

Este é o segundo ano em que Luís Ruas, aluno de Engenharia Civil, garante o bronze nestes campeonatos universitários, depois de já em 2015 ter alcançado o mesmo resultado na prova de bodyboard.


Palavras-chave

25 de mai. 2016

Estudantes do Técnico vencem prémio da Comissão Europeia

Quatro estudantes do Técnico, alunos dos mestrados de Microbiologia e Bioengenharia e Nanossistemas, venceram um prémio da Comissão Europeia, no valor de cinco mil euros, pela criação de um dispositivo que permite detetar, na hora, bactérias causadoras de infeção urinária.

À Rádio Renascença, uma das criadoras do projeto, Lígia Coelho, explica que é um problema que a afeta: "Sofro imenso com infeções urinárias e pensei o que podia fazer para detetar a bactéria rapidamente. Então, depois de muito trabalho, descobrimos este dispositivo".

O projeto foi premiado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, na edição da Bolsa do Empreendedorismo 2016. Agora, a prioridade para o grupo de estudantes é registar a patente e construir um protótipo, uma vez que o ID Flow, assim se chama este dispositivo, ainda está no papel. Posteriormente, tentarão encontrar uma empresa parceira que comercialize o aparelho em hospitais e clínicas.

Palavras-chave

25 de mai. 2016

Prémios CGD para Núcleos de Estudantes

Decorreu esta quarta-feira, na Sala de Reuniões do Pavilhão Central, a entrega dos Prémios da Caixa Geral de Depósitos para os Núcleos de Estudantes.

No arranque da sessão, o presidente do Técnico, prof. Arlindo Oliveira, referiu-se à "relação de longa data" com a CGD e ao "reconhecimento do valor das propostas de projetos apresentadas". Pelo lado da Caixa, a diretora comercial da Região de Lisboa, Drª. Adélia Rodrigues, referiu-se aos "projetos com impacto na sociedade e comunidade académica" para afirmar que a "CGD pretende contribuir para a excelência no ensino", mantendo a "premiação do mérito". Rodrigo do Ó, presidente da Associação dos Estudantes do Técnico, fez questão de valorizar o "conhecimento adquirido no Técnico", afirmando que é "muito bom ver o reconhecimento, que é merecido".


Os projetos premiados pela CGD nesta edição dos Prémios foram para o projeto FST Novabase, para o desenvolvimento de um motor elétrico que permita a tracção às quatro rodas; para o Técnico Solar Boat, para a construção de um barco a energia solar de competição; para a TL Moto, com a construção de uma moto 100% elétrica e, ainda, para o Núcleo de Estudantes de Física (NFIST), para o desenvolvimento do projeto "Física sobre Rodas", iniciativa para divulgação científica por Portugal compreendendo atividades como o Circo da Física, workshops, palestras, sessões de planetário e observações astronómicas.