Saltar para o conteúdo | Saltar para a navegação

Início / Notícias recentes

Palavras-chave

30 de jul. 2015

Técnico lidera produção científica nas instituições de Ensino Superior

Um estudo da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), publicado recentemente, revela que a extinta Universidade Técnica de Lisboa, nas áreas de atuação do Instituto Superior Técnico, é aquela cujos docentes tiveram maior impacto agregado na produção científica em cinco das oito áreas analisadas: Ciências da Terra e Planetárias, Energia, Engenharia, Matemática e Física e Astronomia.

Estes são indicadores bibliométricos, do período 2008-2012, sobre a produção científica dos docentes a tempo inteiro em instituições de Ensino Superior portuguesas, que simultaneamente, enquanto investigadores, participaram na avalição de unidades Fundação para a Ciência e Tecnologia de 2013/14.

Nesta página, segundo a DGEEC, "mostram-se os resultados de cada instituição de Ensino Superior segundo várias dimensões bibliométricas, como por exemplo: o impacto agregado da instituição na área científica; o impacto médio por docente ou por publicação; o número total de publicações e a percentagem de publicações realizadas em colaboração internacional; a homogeneidade/heterogeneidade do grupo de docentes de cada IES em termos de impacto; a percentagem dos docentes doutorados da instituição, a tempo inteiro, que se apresentaram à avaliação FCT".

Palavras-chave

28 de jul. 2015

Priberam participa em projeto europeu de 10 milhões de euros

O projecto europeu SUMMA foi um dos oito (em 119 propostas apresentadas) a obter financiamento da Comissão Europeia. A Priberam, que faz parte da comunidade IST SPIN-OFF, integra o consórcio que inclui a BBC, a Deutsche Welle, a Universidade de Edimburgo e a University College London, entre outros. O orçamento total do projeto é de cerca da 10 milhões de euros, dos quais 6,2 milhões serão co-financiados pela Comissão Europeia.

A Priberam coordenará a componente de processamento de linguagem natural do projeto, que tem como objetivo a criação de uma plataforma para automatizar a análise de streams de media em várias línguas, agregando e extraindo conteúdos para criar, de forma automática, bases de conhecimento ricas e disponibilizar visualizações capazes de fazer frente à quantidade crescente de dados. O projeto irá focar-se em três casos de uso: a monitorização de media à escala global, a monitorização de media interna, gerindo a criação eficiente de conteúdos em várias línguas e o jornalismo de dados.

A informação dos oito projetos aprovados saiu na semana em que terminou a 5.ª edição da escola de Verão LxMLS, coorganizada e patrocinada pela Priberam, e dias antes de a Priberam embarcar para Pequim, onde vai apresentar três comunicações científicas naquela que é a mais reputada conferência de processamento de linguagem natural, a ACL.

Palavras-chave

24 de jul. 2015

Primeiro mestrado online do Técnico arranca no próximo ano letivo

O MISE - Mestrado em Informação e Sistemas Empresariais, o primeiro mestrado maioritariamente online lecionado pelo Instituto Superior Técnico (em parceria com a Universidade Aberta), arranca no ano letivo 2015/16, e estão já abertas as candidaturas.

Este curso tem como objetivo formar profissionais "com sólida formação de base e competências em tecnologias e sistemas empresariais, bem como de funcionamento das organizações, de forma a poderem fazer face às necessidades de constante inovação tecnológica nas empresas e organizações", garantido aos alunos as vantagens do ensino à distância.

O MISE destina-se a licenciados ou detentores de um grau de 1º ciclo em qualquer área do conhecimento, que pretendam desenvolver competências na área, ou atualizar a sua formação, e funciona maioritariamente em regime online, contando também com sessões presenciais obrigatórias em regime intensivo concentradas em uma ou duas semanas por ano, na forma de seminário e/ou workshop.

Mais informações sobre o mestrado podem ser encontradas aqui.