Saltar para o conteúdo | Saltar para a navegação

Início / Notícias recentes

Palavras-chave

11 de fev. 2016

Equipa de Físicos deteta ondas gravitacionais e prova a Teoria da Relatividade Geral

A colaboração científica internacional LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory) anunciou, esta quinta-feira, ter detetado diretamente, pela primeira vez, ondas gravitacionais.

Estas ondas foram teorizadas por Albert Einstein, na sua Teoria da Relatividade Geral, há 100 anos, e são produzidas por eventos astronómicos cataclísmicos, deformando o “tecido” do espaço-tempo, propagando-se pelo Universo à velocidade da luz. Essa deformação foi agora observada nos instrumentos do LIGO, nos Estados Unidos.

As ondas detetadas a 14 de setembro do ano passado foram emitidas pela colisão de dois buracos negros com cerca de 30 vezes a massa do nosso Sol. Esta descoberta prova a única previsão que ainda não tinha sido possível confirmar da Teoria da Relatividade Geral.

O CENTRA (Centro Multidisciplinar de Astrofísica do Instituto Superior Técnico) estuda a física de buracos negros e de ondas gravitacionais, incluindo simulações numéricas e estudos analíticos do problema de dois corpos envolvendo buracos negros. A investigação sobre buracos negros e ondas gravitacionais no CENTRA tem sido financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em vários projectos coordenados pelo Professor José Sande Lemos e pelo Professor Vítor Cardoso, que no início de 2015 venceu a segunda bolsa de milhão e meio de euros para estudar esta área.

Veja a explicação do professor Vítor Cardoso sobre o que são ondas gravitacionais aqui, e um pequeno vídeo sobre a descoberta da LIGO aqui.

Palavras-chave

8 de fev. 2016

Bioengenharia, Biomecânica ou Biomateriais ao alcance de todos nos Laboratórios Abertos

O Departamento de Bioengenharia (DBE) apresentou, este ano, mais uma edição dos Laboratórios Abertos, destinados aos alunos do Ensino Secundário que querem saber mais sobre Ciências Biológicas, Bioengenharia, Bio-instrumentação, Biossinais e Imagiologia Biomédica, Biomecânica e Biomateriais, Células Estaminais ou Medicina Regenerativa.

Durante toda a semana, o Departamento abriu as suas portas para receber cerca de 750 alunos de quinze escolas diferentes, proporcionando-lhes a oportunidade de assistir a palestras de temas variados e a participar em pequenas demonstrações experimentais das várias áreas abrangidas pelo departamento, nos vários laboratórios espalhados pelo campus.

Este é um evento que contou também, como habitualmente, com a colaboração dos Núcleos de Estudantes de Engenharia Biológica e de Engenharia Biomédica, os dois cursos de primeiro ciclo oferecidos pelo departamento, que mostraram um pouco do que é o quotidiano de um estudante do Técnico nestas áreas. Pode ver também a reportagem feita no ano passado aqui.


Palavras-chave

8 de fev. 2016

Laboratórios Abertos do DEQ dão a conhecer a Química aos mais novos

Decorreram, durante a semana passada, os Laboratórios Abertos do Departamento de Engenharia Química (DEQ), uma atividade que pretende divulgar os vários domínios da Química, Engenharia Química e Engenharia de Materiais aos jovens do Ensino Básico e Secundário.

Divididos em três programas, que além dos tradicionais Laboratórios, destinados a alunos do Ensino Secundário, incluíram o Júnior (2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico) e, pela primeira vez, o Kids (1.º ciclo), os Laboratórios Abertos contam com uma palestra temática inicial (exceto para os mais novos), com temas tão diversos como "A fermentação do pão" ou "Da química à biotecnologia dos oceanos", seguidas de um conjunto de atividades experimentais. Química Forense, Engenharia Química ou Materiais Inteligentes/Divertidos foram apenas algumas das experiências que os jovens puderam experimentar nos vários laboratórios do Técnico.



Esta é uma atividade anual organizada pelo DEQ. Pode confirmar a reportagem da edição anterior aqui.