Saltar para o conteúdo | Saltar para a navegação

Início / Notícias recentes

Palavras-chave

17 de ago. 2015

ULisboa é a melhor universidade portuguesa no ranking de Xangai

O ranking de Xangai, divulgado este sábado, volta a classificar a Universidade de Lisboa - que o Instituto Superior Técnico integra - como a melhor universidade portuguesa, seguida pelas do Porto e Coimbra.

A ULisboa ocupa um lugar entre o 201.º e o 300º neste ranking, que anualmente elabora a lista das 500 melhores universidades do mundo e que é liderado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A primeira instituição europeia figura na quinta posição: Cambridge, no Reino Unido.

Em declarações à Lusa, o reitor da ULisboa, professor António Cruz Serra, afirmou que "pelas contas feitas pela universidade", a posição real da universidade será a 201.ª, o que é "um lugar praticamente igual ao do ano passado" e que deixa a instituição "muito satisfeita", tratando-se de um bom resultado apesar das restrições financeiras que afetam o ensino superior e a ciência.

Palavras-chave

17 de ago. 2015

Projeto do Técnico promove utilização da bicicleta elétrica

O Pro-E-Bike, um projeto financiado através do projeto comunitário Energia Inteligente cujo objetivo é fazer a promoção e divulgação da bicicleta elétrica, conta com dez parceiros europeus e cabe ao Técnico o desenvolvimento de modelos de negócio utilizando bicicletas e scooters elétricas.

"Este projeto tem como objectivo a promoção e divulgação da tecnologia [das bicicletas e scooters elétricas] entre empresas, administração pública e cidadãos em geral", explica Joana Ribeiro, investigadora do Técnico. O propósito do Pro-E-Bike, diz, é promover este tipo de equipamentos para transportar mercadoria e passageiros sobretudo dentro de centros urbanos.

"As bicicletas são muito competitivas na última milha do transporte – não estamos à espera que se faça de bicicleta elétrica tudo o que uma cadeia logística implica, mas podemos resolver vários problemas nos centros urbanos, onde há congestionamento, poluição sonora e atmosférica…”

Em Lisboa, a equipa do Técnico liderada pela professora Rosário Macário escolheu a empresa de entregas Camisola Amarela - que já usava bicicletas normais na sua atividade - para testar veículos alterantivos: uma scooter elétrica e uma bicicleta de carga elétrica. Para Joana Ribeiro, "quanto mais capacidade [os veículos] tiverem, mais encomendas [estas empresas] podem receber e mais hipóteses têm de ser subcontratados por outras empresas de entregas para fazer o serviço 'last mile' (último quilómetro)".

"As empresas normais não conseguem fazer uma entrega porta-a-porta tão eficiente como estas, que conseguem chegar onde os veículos normais não chegam ou chegam com mais lentidão devido ao congestionamento do trânsito."

O projeto, que está a ser testado também em Valência (Espanha), Génova (Itália), Heerhugowaard (Holanda), Moravske Toplice (Eslovénia), Motala (Suécia) e Zadar (Croácia), teve início em abril de 2013 e terminará em 2016, estando prevista para os próximos meses a divulgação dos resultados nos vários países.

Palavras-chave

10 de ago. 2015

Publicado novo livro por docentes do Técnico

Um novo livro sobre a física da superradiância, co-autorado por Richard Brito, Vitor Cardoso e Paolo Pani, do CENTRA/Técnico, foi publicado
pela Springer-Verlag na série Lecture Notes e está agora disponível. O livro detalha todo o conhecimento sobre a física da amplificação de ondas por meios materiais, incluindo efeitos clássicos como o de Cherenkov.

Superradiância é um processo de amplificação de ondas envolvendo meios dissipativos. Descoberto há mais de 60 anos, este efeito desempenha um papel importante em ótica, mecânica quântica e especialmente em Relatividade Geral e astrofísica. Na teoria de Einstein, a superradiância de buracos negros é consequência da dissipação no horizonte de eventos que permite extração de energia mesmo a um nível clássico (e que foi um patamar para a descoberta da radiação de Hawking).

Em certos sistemas, a radiação amplificada pode dar origem a instabilidades se for "aprisionada", dando origem a "bombas de buracos negros". Estes sistemas tem importantes aplicações na procura de matéria escura e na física para além do Modelo Padrão, bem como em modelos análogos da gravitação. Este livro discute todos estes aspectos de uma forma unificada. Cada capítulo acaba com uma lista de problemas em aberto e direções para o futuro.