Saltar para o conteúdo | Saltar para a navegação

Início / Notícias recentes

Categorias

  • Evento Cultural

Palavras-chave

  • Investigação
  • Alunos
  • Maker Faire

22 de set. 2014

Projetos de alunos distinguidos na Lisbon Mini Maker Faire

A primeira edição da Lisbon Mini Maker Faire, realizada este fim-de-semana no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, terminou com a distinção de três projetos de alunos do Técnico: BITalino, Balua e BikeYourHeart.

O evento, relacionado com a Maker Faire, dá oportunidade à comunidade de "makers" ou "fazedores" para mostrar as suas invenções e a sua criatividade, ao mesmo tempo que permite entreter, informar e estreitar os laços da comunidade.

Os projetos foram distinguidos em várias categorias, de entre as várias dezenas presentes na feira, e têm todos uma enorme componente tecnológica.

O BITalino é "uma espécie de kit faça você mesmo, que disponibiliza sensores fisiológicos" com aplicações em áreas muito diversificadas, e foi criado pelo aluno de doutoramento Hugo Silva, que trabalha como investigador no Instituto de Telecomunicações. O projeto tem tido, desde a sua criação, muito sucesso e foi até considerado uma aposta para 2014.

Balua é o nome de um projeto de alunos e investigadores do Técnico que estudam balões de grande altitude, afim de os transformarem numa plataforma reutilizável. Os balões podem ter aplicações na deteção e prevenção de incêndios, vigilância da costa marítima, estudos ambientais ou fotografia aérea profissional.

Finalmente, BikeYourHeart é um projeto ligado à prática de exercício físico que, baseado no BITalino, faz a monitorização de sinais fisiológicos através de sensores colocados diretamente no guiador da bicicleta que se utiliza.

Categorias

  • Candidaturas

Palavras-chave

  • Candidaturas
  • 2º Ciclo

19 de set. 2014

2ªfase de candidaturas ao concurso interno de acesso ao 2º ciclo

Vai decorrer, de 22 a 26 de setembro de 2014, a 2ª fase de candidaturas ao concurso interno de acesso ao 2º ciclo, destinado apenas a alunos que não se enquadrem no Estatuto do estudante Internacional (nacionais de um país europeu ou residentes em Portugal há mais de dois anos, conforme DL 36/2014).

 

Categorias

  • Informação

Palavras-chave

  • Investigação
  • MORPH
  • Robótica

18 de set. 2014

Investigadores do Técnico envolvidos em projeto para criar robôs submarinos

Uma equipa de investigadores do Técnico está envolvida num projeto de 8.5 milhões de euros, apelidado MORPH (Marine Robotic System of Self-Organising, Logically Linked Physical Nodes), que pretende revolucionar o mapeamento de ambientes marinhos 3D, através de novos robôs submarinos.

O projeto, que nos últimos dias testou os robôs no Centro IMAR da Universidade dos Açores, foi lançado em 2012, parcialmente financiado pela Comissão Europeia, e tem como principal objetivo o desenvolvimento de um sistema robótico com sensores distribuídos por diversos veículos, permitindo um mapeamento complexo em missões subaquáticas.

A grande inovação do projeto é a operação concertada de uma série de veículos de baixo curso, capazes de funcionar em conjunto, que criam um "super veículo" capaz de aceder a áreas inóspitas em cenários submarinos extremos, na presença de luz reduzida e obstáculos pouco visíveis.

O sistema MORPH poderá apresentar soluções para áreas como a monitorização ambiental, exploração de recursos marinhos, estudos arqueológicos, proteção de portos, monitorização de estruturas marinhas industriais e deteção de minas, por exemplo. Os principais problemas a ultrapassar no momento estão relacionados com a tecnologia de ponta utilizada, nomeadamente na programação da missão cooperativa, navegação e controlo.

A equipa de investigadores do Técnico está a trabalhar no projeto com membros de oito outras organizações: ATLAS ELEKTRONIK (Alemanha), IMAR (Portugal), Jacobs University Bremen (Alemanha), Ilmenau University of Technology (Alemanha), Ifremer (França), Universitat de Girona (Espanha), NATO Centre for Maritime Research and Experimentation (Itália) e Consiglio Nazionale delle Ricerche (Itália).