A química bioinorgânica por William B. Tolman

O professor da Washington University in St.Louis foi o convidado de mais uma palestra American Corner.

Juntando-se à celebração do “Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos”, o programa American Corners do Técnico trouxe à escola esta terça-feira, 16 de abril, o professor William B. Tolman (Washington University in St.Louis, USA).  Contrariando todas as expetativas- tendo em conta que os alunos se encontram de férias- a palestra intitulada “Reactive copper-oxygen complexes relevant to enzyme intermediates” registou uma ótima adesão e durante mais de uma hora o orador conquistou a audiência com as suas demonstrações em torno da química bioinorgânica e do seu papel.

Avisando desde logo os ouvintes de que a palestra poderia ter uma vertente mais técnica – do que aquela que hoje irá conduzir na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – o professor William B. Tolman começava por lembrar alguns dos elementos essenciais aos humanos e referenciar alguns possíveis núcleos de cobre-oxigénio. “Quais são os efeitos dos ligantes de suporte na termodinâmica e cinética?”, questionava a determinada altura o orador. Entre um e outro esquema e demonstração o orador ia partilhando algumas conclusões dos seus estudos, assim como os progressos na caracterização das estruturas.

Transmitindo a cada slide a sua paixão por esta área de investigação, o orador partilhou vários estudos mecanísticos que ajudavam a suportar as conclusões que ia apontando. “Os resultados levam a novas ideias sobre como enzimas como o pMMO e o LPMO podem operar”, enfatizava por fim, mostrando-se totalmente disponível para continuar a saciar a curiosidade dos que o ouviam.