Sobre o Projecto

O projeto “Esterilização de EPIs com radiação gama com vista à sua reutilização” apresenta uma solução segura e ecológica, utilizando radiação gama para esterilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) essenciais para prevenir a disseminação da COVID-19, tais como máscaras, vestuário, etc.

O projeto pretende e identificar diversos materiais – já utilizados na produção de EPIs ou com potencial para utilização futura – passíveis de serem esterilizados por este método, e definir para cada um as condições ideais de esterilização, assim como o número de vezes que poderão ser reprocessados, de forma a manterem as características regulamentadas para garantir a segurança e eficácia dos EPIs. Em alguns casos poderá ser necessário um tratamento pós-esterilização para restituir aos materiais a sua funcionalidade.

Para esta esterilização feita com radiação ionizante, em particular radiação gama, será utilizada uma fonte de 60Co, na unidade de radioesterilizacção do Campus Tecnológico Nuclear (CTN) do Instituto Superior Técnico (Loures). Este método de esterilização é reconhecido pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) como uma ferramenta eficaz para a eliminação do SARS-CoV-2 em diferentes tipos de EPIs e apresenta inúmeras vantagens. Por possuir um grande poder de penetração, permite que os EPIs usados possam ser esterilizados em embalagens seladas, reduzindo-se assim os riscos de contaminação associados ao seu manuseamento. Para além disso, também não origina resíduos tóxicos, o que, além de ser ecológico, possibilita a reutilização imediata dos equipamentos de proteção individual. Outra das vantagens deste método é que permite processar, em simultâneo, grandes quantidades de material, o que contribui para a redução de custos.

Depois de desenvolvido, o modelo de esterilização poderá ser utilizado pelas unidades de saúde, podendo ser feita a reutilização dos EPIs de forma segura. A esterilização com radiação gama apenas pode ser realizada em unidades especificamente preparadas para o efeito e com pessoal especializado. Para prestar esse serviço às unidades de saúde, estará apta e dotada de uma elevada capacidade de resposta, a unidade de radioesterilização do CTN.

O projeto “Esterilização de EPIs com radiação gama com vista à sua reutilização”, coordenado por Ana Paula Serro (Técnico / Centro de Química Estrutural- CQE), foi um dos selecionados na 2.ª edição da iniciativa “RESEARCH 4 COVID-19”, conquistando um financiamento de 39.808 euros.

Loures

Entidades

• Instituto Superior Técnico
  • Centro de Química Estrutural- CQE