Sobre o Projecto

O projeto INTAKE – INtegrating mobility daTa into spAtial risK modEls pretende ajudar a melhorar modelos epidemiológicos já existentes e que permitem prever o risco de contágio em cada região do país, através da integração dos dados de mobilidade individual fornecidos por uma operadora de telecomunicações.

As operadoras mantêm, permanentemente, dados sobre a localização dos telemóveis que estão ligados, sabendo assim, em cada momento, a localização aproximada de cada assinante. Essa informação pode ser usada, sem riscos de privacidade ou segurança, nem efeitos negativos na autonomia ou comportamento dos telemóveis. Uma vez anonimizados e agregados, estes dados de mobilidade individual refletem os fluxos diários, semanais e anuais de pessoas entre concelhos e, quando fundidos aos modelos epidemiológicos, podem oferecer uma noção mais realista do risco de contágio em cada concelho.

A equipa do INTAKE pretende agregar também dados adicionais como, por exemplo, informação sobre os comportamentos das populações relativas a atividades de saúde – que poderão, devidamente integrados, permitir melhorar a qualidade das previsões.
Exemplo disso é um protocolo com a Associação Nacional de Farmácias que permitirá acrescentar ao seu modelo dados sobre a compra de medicamentos para tratar sintomas gripais, uma vez que um aumento na compra destes medicamentos numa dada região pode estar associado a um aumento do número de infeções por COVID-19.

O projeto é liderado por Arlindo Oliveira, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento- INESC-ID e professor do Técnico. Além do INESC-ID, o INTAKE contemplado com um total de 37.524 euros pela linha de financiamento excecional RESEARCH 4 COVID-19 envolve também o Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), o Laboratório Associado de Robótica e Sistemas de Engenharia (LArSys), o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) e uma operadora de telecomunicações.

Lisboa

Entidades

• Instituto Superior Técnico
  • Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento- INESC-ID