Sobre o Projecto

O projeto “Maré – Mobilização Anónima de Regresso à normalidade para mitigar a Epidemia de covid-19″ desenvolveu uma plataforma versátil de rastreamento digital de pessoas que pode ser usada para dar resposta às várias problemáticas geradas pela pandemia- e não só-, mas que garante o anonimato do cidadão. Pretende apoiar o regresso à normalidade em tempos de pandemia, tendo em consideração a segurança e a privacidade dos cidadãos.

A ideia surgiu a partir da pergunta “como é que uma aplicação pode ser útil em contexto de pandemia (para além do rastreamento de contactos)?”. O projeto colocou os cidadãos e não as autoridades no centro do problema e foi direcionado para ajudar no processo de “regresso à normalidade” de forma segura e com confiança, após o Estado de Emergência.

Para o desenvolvimento da plataforma do “Maré” são utilizadas tecnologias de desenvolvimento de aplicações em Flutter e Dart. Incorpora também soluções de deteção de contactos que não sejam intrusivas nem impliquem partilha de dados dos utilizadores, por exemplo, usando WiFi.
O projeto tem também uma perspetiva de ciência cidadã e pondera incorporar outras dinâmicas na plataforma, como o envolvimento voluntário de grupos selecionados de utilizadores que ajudem a responder a questões colocadas por médicos, devidamente aprovadas por uma comissão de ética. A ideia do Maré é servir de plataforma para testes localizados em comunidades específicas e não ser uma solução generalista e universal.

A plataforma está pronta e disponível para ser adaptada por diferentes comunidades com fins distintos. Pretende ser uma plataforma de experimentação aberta e disponível para as comunidades civis e científicas poderem usar, não só no contexto da Covid-19. Nesse sentido, já foi cedida Governo Regional da Madeira para a adaptar para apoiar a abertura do turismo nas Ilhas.

O “Maré” apresenta uma equipa multidisciplinar que envolve designers, engenheiros informáticos, psicólogos e médicos de saúde pública. Foi um dos projetos selecionados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito da 2.ª edição da “RESEARCH 4 COVID-19” e recebeu 40 mil euros de financiamento. O projeto é liderado por Nuno Jardim Nunes (Técnico / Interactive Technologies Institute (ITI / LARSyS)).

Lisboa

Entidades

• Instituto Superior Técnico
  • Interactive Technologies Institute (ITI / LARSyS)