Sobre o Curso

O acesso à informação e a proteção das comunicações num mundo global e tecnológico são reconhecidamente determinantes para o progresso económico e social, e para a soberania dos Estados. Têm sido criadas instituições nacionais e internacionais de regulação, monitorização e implementação de estratégias para o Ciberespaço, bem como desenvolvimento de infraestruturas críticas, onde atuam profissionais qualificados quer no plano técnico quer nos planos académico e científico, que procuraram complementar a sua formação com este 2º Ciclo de estudos.

O Mestrado em Segurança de Informação e Direito no Ciberespaço funciona em regime pós-laboral, sendo uma iniciativa conjunta do Instituto Superior Técnico e da Faculdade de Direito, da Universidade de Lisboa, e da Escola Naval.

faculdade_direitoescola_naval

Plano Curricular

O Mestrado em Segurança de Informação e Direito no Ciberespaço tem a duração de 4 semestres (2 anos), correspondentes a 120 ECTS, e é composto pelas seguintes componentes curriculares:

  • 1º ano (ECTS)

    • 60
  • 2º ano (ECTS)

    • 60

Plano Curricular

  1. Especialidade: Área Principal (60 ECTS)

    O Mestrado em Segurança de Informação e Direito no Ciberespaço (Major) aprofunda os conhecimentos em temáticas como Direito, Segurança de Informação, Cibercrime, Cibersegurança Forense, Computabilidade e Complexidade, Segurança de Redes, Criptografia, entre outras.

    O plano curricular oferece a possibilidade de escolha de disciplinas.

  2. Dissertação (60 ECTS)

    A dissertação é o trabalho final do ciclo de estudos, permitindo ao aluno debruçar-se e especializar-se sobre um assunto específico.

Destinatários

Podem candidatar-se licenciados em Direito, Engenharia, Matemática, Ciências Sociais, Economia, Ciências Militares ou Policiais e profissionais com experiência de pelo menos 2 anos, e que sejam detentores de um currículo escolar e científico que demonstre capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

O curso é lecionado em português no entanto, caso estejam inscritos alunos internacionais ou em programas de mobilidade, as unidades curriculares serão lecionadas em inglês.

Saídas Profissionais

Pretende-se que o Mestrado em Segurança da Informação e Direito no Ciberespaço seja encarado como um degrau de formação complementar para profissionais com especial interesse na área, integrados em organizações estatais, entidades reguladoras ou empresas, e não como uma alternativa aos cursos existentes.

Condições de Acesso

Podem candidatar-se a um 2.º ciclo do Técnico estudantes que:

  • sejam titulares de uma formação de 1.º ciclo na área de Ciências e Tecnologia (excetua-se o caso do 2.º ciclo em Arquitetura que pressupõe uma formação de 1.º ciclo em Arquitetura);
  • sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que ateste a sua capacidade para realização do mestrado a que se candidatam.

Os candidatos são seriados segundo os seguintes critérios:

  • Afinidade entre o curso que possuem e o curso a que se candidatam;
  • Natureza do grau que possuem;
  • Sucesso escolar no curso que frequentaram.

Nota: caso seja solicitado, poderão ser valorizados o currículo académico, científico ou profissional e a prestação do candidato em entrevista.

Núcleos de Estudantes

Os alunos do Técnico dinamizam autonomamente e proativamente projetos que complementam o seu percurso académico, como os Núcleos de Estudantes, nos quais adquirem competências e mais-valias que os tornam mais competitivos no mercado de trabalho.