Graus Académicos
No Técnico, são atribuídos os seguintes graus do ensino superior, regulamentados no seguimento do Processo de Bolonha, implementado pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, após a conclusão do respetivo ciclo de estudos:
Ciclo de Estudos | Grau | Créditos | Quadro Europeu de Qualificações |
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Licenciatura ou 1.º ciclo de Mestrado Integrado | Licenciado | 180 | nível 6 |
Mestrado ou 2.º ciclo de Mestrado Integrado | Mestre | 120 | nível 7 |
Doutoramento (3.º ciclo) | Doutor | 180 a 240 | nível 8 |
A atribuição de graus académicos é feita pelo Técnico, com certificação da Reitoria da Universidade de Lisboa, após terminado o processo de registo académico, ou seja, o lançamento de notas no sistema Fénix e homologação de pautas das classificações da totalidade de unidades curriculares do curso de cada estudante.
Documentos comprovativos
Após a conclusão de um ciclo de estudos, cada estudante deverá solicitar documentos que certificam o seu grau académico, para que os serviços académicos possam realizar o apuramento final do curso (confirmação de todas as notas e encerramento do ciclo), e emitir os documentos pedidos.
Nota: apenas será possível fazer pedidos de documentação, quando todas as notas estiverem lançadas na plataforma Fénix (visíveis no menu Estudante > Currículo).
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Certidão de Registo de Grau
A Certidão de Registo reconhece o grau académico concluído e deverá ser o primeiro documento a ser solicitado, podendo ser requerido em português ou em inglês.
Emolumento: 38€
Prazo estimado de emissão: 6 a 12 mesesInformações do documento
Na Certidão de Registo constam obrigatoriamente os seguintes elementos:
- Número do registo (codificando o número de ordem; escola; grau; associação; ano);
- Nome completo do estudante;
- Número de documento de identificação do estudante (cartão de cidadão, bilhete de identidade, passaporte ou outro válido);
- Nacionalidade;
- Tipo de curso (no caso do grau de Licenciado ou Mestre) / Programa de doutoramento (para grau de Doutor);
- Escola;
- Data de conclusão;
- Título da tese (apenas no caso do grau de Doutor);
- Grau e nome do curso;
- Ramo ou especialidade (grau de Doutor);
- Classificação e qualificação (quando exista);
- Data de emissão;
- Assinaturas do Presidente da Escola e do Reitor da Universidade
Nota: Nos documentos em língua inglesa a indicação do grau ou título mantém a designação em língua portuguesa, sendo a área de formação, ramo ou especialidade, referidas em língua inglesa.
Pedido do documento
O pedido de Certidões de Registo de Grau de Licenciado/Mestre é realizado online através da plataforma de submissão de formulários (Smart Forms), sendo que o pedido só é confirmado pelos serviços académicos após ser lacrado na plataforma e liquidado o emolumento respetivo.
Nota: caso não seja possível submeter e lacrar o pedido, este ficará no estado “em construção”, podendo ser retomado mais tarde, não sendo necessário criar novo pedido.
A confirmação e apuramento final por parte dos serviços académicos pode demorar entre 45 a 90 dias uteis. A emissão da Certidão de Registo tem um tempo estimado de 6 a 12 meses.
Nota: Estudantes de Licenciaturas Pré-Bolonha (5 anos) devem entrar em contacto com os serviços académicos – Área de Graduação (campus Alameda) ou Área de Gestão Académica (campus Taguspark) antes de efetuarem pedidos.
Pedido de 2.ª via
A pedido do interessado poderá ser emitida uma 2.ª via da Certidão de Registo, a qual mencionará no verso que é uma 2.ª via, mediante pedido na plataforma Smart Forms para o efeito e liquidação do emolumento.
A emissão da 2.ª via da Certidão de Registo tem um tempo estimado de 6 meses.
Nota: uma Certidão de Registo em idioma diferente do utilizado na primeira emissão será considerada como uma 2ª via.
Suplemento ao Diploma
A Certidão de Registo de Grau é acompanhada pelo Suplemento ao Diploma, um documento complementar no qual consta a descrição do sistema de ensino superior do país de origem da certidão, caracterizando a instituição que ministrou o ensino e providenciando informação detalhada sobre a formação realizada e os resultados obtidos.
Este documento é bilingue e tem natureza meramente informativa não substituindo a certidão e não constituindo prova de titularidade da habilitação a que se refere. É emitido automaticamente e de forma gratuita com a 1.ª via da Certidão de Registo.
Podem constar no Suplemento ao Diploma informações complementares, correspondentes a atividades realizadas pelos estudantes durante o período correspondente ao seu ciclo de estudos, reconhecidas pelo Técnico. Cada estudante deverá submeter o registo juntamente com comprovativos do exercício dessas atividades antes de pedir a Certidão de Registo de Grau, podendo fazê-lo ao longo do seu ciclo de estudos.
Registar Informações Completamentares
Informações Complementares reconhecidas no Suplemento ao Diploma
- Bolsa de Mérito da ULisboa
- Bolseiro do Técnico (NAPE, DSI, monitores, outros)
- Delegado de Ano
- Delegado de Curso
- Delegado de Perfil
- Diploma de Excelência do Técnico
- Diploma de Mérito do Técnico
- Membro da Assembleia de Escola
- Membro da Direção da AEIST
- Membro das Equipas Desportivas da AEIST (designados pela direção da AEIST)
- Membro das Secções Autónomas da AEIST (designados pela direção da AEIST)
- Membro de Comissões Permanentes ou Eventuais da Assembleia de Escola
- Membro do Conselho de Escola
- Membro do Conselho Pedagógico
- Membro do Formula Student (designados pela direção do FST)
- Membros dos Núcleos de Estudantes do Técnico (designados pelas direções respetivas)
- Monitor de LTI (Laboratórios de Tecnologias de Informação)
- Participação num estágio no âmbito da iniciativa Técnico Summer Internships
- Participação no programa de mobilidade ATHENS
- Participação na formação “De Bom a Excelente” do Núcleo de Desenvolvimento Académico
- Cursos de Língua Portuguesa para Estudantes Estrangeiros
- Programa de Embaixadores Internacionais
- Programa Embaixadores do Técnico
- Programa Mentorado
- Outras atividades a aprovar pelo Conselho de Gestão
Regulamentos e Legislação
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Certificado de Conclusão de Grau
Além da Certidão de Registo de Grau, o estudante pode solicitar a Certificado de Conclusão de Grau, um documento bilingue e digital que comprova a conclusão do ciclo de estudos, mas não titula o grau.
Emolumento: 60€
Prazo estimado de emissão: 2 a 5 dias úteisApenas poderá ser solicitada depois do pedido da Certidão de Registo (que titula o grau de Licenciado ou de Mestre) e do apuramento final por parte dos serviços académicos, sendo que o pedido só é confirmado após ser lacrado na plataforma e liquidado o emolumento respetivo.
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Carta de Curso
A Carta de Curso é um documento mais cerimonial, facultativo, que também comprova o Grau de Licenciado e Mestre.
A Carta de Curso pode ser emitida em língua portuguesa ou inglesa.
Emolumento: 100€ (Licenciatura) e 125€ (Mestrado)
Prazo estimado de emissão: 6 meses.Pedido do documento
O pedido de Cartas de Curso para os Graus de Licenciado/Mestre é realizado online através da plataforma de submissão de formulários (Smartforms), sendo que o pedido só é confirmado pelos serviços académicos após a liquidação do emolumento respetivo.
A pedido do interessado poderá ser emitida uma 2.ª via da Carta de Curso, a qual mencionará no verso que é uma 2.ª via. O pedido deverá ser realizado através da plataforma de submissão de formulários e apenas será considerado após pagamento do emolumento associado.
A Carta de Curso para o Grau de Doutor é solicitada junto da Área de Pós-Graduação.
Cerimónia Solene
O Dia da Graduação é um evento de comemoração que assinala a conclusão do percurso académico de estudantes de Mestrado e de Doutoramento. A sessão solene decorre anualmente na Aula Magna da Universidade de Lisboa e conta com a atribuição do diploma simbólico, discurso de alumni e cumprimentos dos vários Presidentes dos Órgãos da Escola, Departamentos e Coordenadores de Curso.
O evento decorre no ano civil seguinte ao da conclusão do curso, com a presença de família e amigos, sendo o convite enviado aos estudantes para o endereço de e-mail institucional e o registo feito no sistema Fénix.