Graus Académicos

No Técnico, são atribuídos os seguintes graus do ensino superior, regulamentados no seguimento do Processo de Bolonha, implementado pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, após a conclusão do respetivo ciclo de estudos:

Ciclo de Estudos Grau Créditos  Quadro Europeu de Qualificações
Licenciatura ou 1.º ciclo de Mestrado Integrado Licenciado 180 nível 6
Mestrado ou 2.º ciclo de Mestrado Integrado Mestre 120 nível 7
Doutoramento (3.º ciclo) Doutor 180 a 240 nível 8

A atribuição de graus académicos é feita pelo Técnico, com certificação da Reitoria da Universidade de Lisboa, após terminado o processo de registo académico, ou seja, o lançamento de notas no sistema Fénix e homologação de pautas das classificações da totalidade de unidades curriculares do curso de cada estudante.

Documentos comprovativos

Após a conclusão de um ciclo de estudos, cada estudante deverá solicitar documentos que certificam o seu grau académico, para que os serviços académicos possam realizar o apuramento final do curso (confirmação de todas as notas e encerramento do ciclo), e emitir os documentos pedidos.

Nota: apenas será possível fazer pedidos de documentação, quando todas as notas estiverem lançadas na plataforma Fénix (visíveis no menu EstudanteCurrículo).

  1. Certidão de Registo de Grau

    A Certidão de Registo reconhece o grau académico concluído e deverá ser o primeiro documento a ser solicitado, podendo ser requerido em português ou em inglês.

    Emolumento: 38€
    Prazo estimado de emissão: 6 a 12 meses

    Informações do documento

    Na Certidão de Registo constam obrigatoriamente os seguintes elementos:

    • Número do registo (codificando o número de ordem; escola; grau; associação; ano);
    • Nome completo do estudante;
    • Número de documento de identificação do estudante (cartão de cidadão, bilhete de identidade, passaporte ou outro válido);
    • Nacionalidade;
    • Tipo de curso (no caso do grau de Licenciado ou Mestre) / Programa de doutoramento (para grau de Doutor);
    • Escola;
    • Data de conclusão;
    • Título da tese (apenas no caso do grau de Doutor);
    • Grau e nome do curso;
    • Ramo ou especialidade (grau de Doutor);
    • Classificação e qualificação (quando exista);
    • Data de emissão;
    • Assinaturas do Presidente da Escola e do Reitor da Universidade

    Nota: Nos documentos em língua inglesa a indicação do grau ou título mantém a designação em língua portuguesa, sendo a área de formação, ramo ou especialidade, referidas em língua inglesa.

    Pedido do documento

    O pedido de Certidões de Registo de Grau de Licenciado/Mestre é realizado online através da plataforma de submissão de formulários (Smart Forms), sendo que o pedido só é confirmado pelos serviços académicos após ser lacrado na plataforma e liquidado o emolumento respetivo.

    Nota: caso não seja possível submeter e lacrar o pedido, este ficará no estado “em construção”, podendo ser retomado mais tarde, não sendo necessário criar novo pedido.

    A confirmação e apuramento final por parte dos serviços académicos pode demorar entre 45 a 90 dias uteis. A emissão da Certidão de Registo tem um tempo estimado de 6 a 12 meses.

    Nota: Estudantes de Licenciaturas Pré-Bolonha (5 anos) devem entrar em contacto com os serviços académicos – Área de Graduação (campus Alameda) ou Área de Gestão Académica (campus Taguspark) antes de efetuarem pedidos.

    Pedir Certidão de Registo

    Pedido de 2.ª via

    A pedido do interessado poderá ser emitida uma 2.ª via da Certidão de Registo, a qual mencionará no verso que é uma 2.ª via, mediante pedido na plataforma Smart Forms para o efeito e liquidação do emolumento.

    A emissão da 2.ª via da Certidão de Registo tem um tempo estimado de 6 meses.

    Nota: uma Certidão de Registo em idioma diferente do utilizado na primeira emissão será considerada como uma 2ª via.

    Pedir 2.ª Via

    Suplemento ao Diploma

    A Certidão de Registo de Grau é acompanhada pelo Suplemento ao Diploma, um documento complementar no qual consta a descrição do sistema de ensino superior do país de origem da certidão, caracterizando a instituição que ministrou o ensino e providenciando informação detalhada sobre a formação realizada e os resultados obtidos.

    Este documento é bilingue e tem natureza meramente informativa não substituindo a certidão e não constituindo prova de titularidade da habilitação a que se refere. É emitido automaticamente e de forma gratuita com a 1.ª via da Certidão de Registo.

    Podem constar no Suplemento ao Diploma informações complementares, correspondentes a atividades realizadas pelos estudantes durante o período correspondente ao seu ciclo de estudos, reconhecidas pelo Técnico. Cada estudante deverá submeter o registo juntamente com comprovativos do exercício dessas atividades antes de pedir a Certidão de Registo de Grau, podendo fazê-lo ao longo do seu ciclo de estudos.

    Registar Informações Completamentares

    Informações Complementares reconhecidas no Suplemento ao Diploma

    • Bolsa de Mérito da ULisboa
    • Bolseiro do Técnico (NAPE, DSI, monitores, outros)
    • Delegado de Ano
    • Delegado de Curso
    • Delegado de Perfil
    • Diploma de Excelência do Técnico
    • Diploma de Mérito do Técnico
    • Membro da Assembleia de Escola
    • Membro da Direção da AEIST
    • Membro das Equipas Desportivas da AEIST (designados pela direção da AEIST)
    • Membro das Secções Autónomas da AEIST (designados pela direção da AEIST)
    • Membro de Comissões Permanentes ou Eventuais da Assembleia de Escola
    • Membro do Conselho de Escola
    • Membro do Conselho Pedagógico
    • Membro do Formula Student (designados pela direção do FST)
    • Membros dos Núcleos de Estudantes do Técnico (designados pelas direções respetivas)
    • Monitor de LTI (Laboratórios de Tecnologias de Informação)
    • Participação num estágio no âmbito da iniciativa Técnico Summer Internships
    • Participação no programa de mobilidade ATHENS
    • Participação na formação “De Bom a Excelente” do Núcleo de Desenvolvimento Académico
    • Cursos de Língua Portuguesa para Estudantes Estrangeiros
    • Programa de Embaixadores Internacionais
    • Programa Embaixadores do Técnico
    • Programa Mentorado
    • Outras atividades a aprovar pelo Conselho de Gestão

    Regulamentos e Legislação

  2. Certificado de Conclusão de Grau

    Além da Certidão de Registo de Grau, o estudante pode solicitar a Certificado de Conclusão de Grau, um documento bilingue e digital que comprova a conclusão do ciclo de estudos, mas não titula o grau.

    Emolumento: 60€
    Prazo estimado de emissão: 2 a 5 dias úteis

    Apenas poderá ser solicitada depois do pedido da Certidão de Registo (que titula o grau de Licenciado ou de Mestre) e do apuramento final por parte dos serviços académicos, sendo que o pedido só é confirmado após ser lacrado na plataforma e liquidado o emolumento respetivo.

    Pedir Certificado de Conclusão

  3. Carta de Curso

    A Carta de Curso é um documento mais cerimonial, facultativo, que também comprova o Grau de Licenciado e Mestre.

    A Carta de Curso pode ser emitida em língua portuguesa ou inglesa.

    Emolumento: 100€ (Licenciatura) e 125€ (Mestrado)
    Prazo estimado de emissão: 6 meses.

    Pedido do documento

    O pedido de Cartas de Curso para os Graus de Licenciado/Mestre é realizado online através da plataforma de submissão de formulários (Smartforms), sendo que o pedido só é confirmado pelos serviços académicos após a liquidação do emolumento respetivo.

    Pedir Carta de Curso

    A pedido do interessado poderá ser emitida uma 2.ª via da Carta de Curso, a qual mencionará no verso que é uma 2.ª via. O pedido deverá ser realizado através da plataforma de submissão de formulários e apenas será considerado após pagamento do emolumento associado.

    Pedir 2.ª Via

    A Carta de Curso para o Grau de Doutor é solicitada junto da Área de Pós-Graduação.

Cerimónia Solene

O Dia da Graduação é um evento de comemoração que assinala a conclusão do percurso académico de estudantes de Mestrado e de Doutoramento. A sessão solene decorre anualmente na Aula Magna da Universidade de Lisboa e conta com a atribuição do diploma simbólico, discurso de alumni e cumprimentos dos vários Presidentes dos Órgãos da Escola, Departamentos e Coordenadores de Curso.

O evento decorre no ano civil seguinte ao da conclusão do curso, com a presença de família e amigos, sendo o convite enviado aos estudantes para o endereço de e-mail institucional e o registo feito no sistema Fénix.