110 Histórias, 110 Objetos – A IST_Board

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 20 de maio: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – A IST_Board.

Em 2006, a visão e urgência de um projeto de professores e alunos do Técnico viriam a dar origem a uma solução tecnológica de uma empresa internacional que se tornaria um fenómeno de vendas. A “IST_Board” (nome de protótipo), uma placa de aquisição de dados, veio permitir que estudantes do Técnico levassem mais a fundo os seus trabalhos de automação, que incluíam a programação de pequenos robots, os “rasteirinhos”, testando os princípios da condução autónoma. A execução da placa USB, que permitiria a partilha de dados entre portáteis e os robots, foi assumida pela National Instruments que, inspirada pelas necessidades do Técnico, viria a construir um dos produtos mais vendidos nos anos que se seguiram. A empresa viria a lançar uma gama de produtos direcionados para as Universidades. Portugal e o Técnico foram pioneiros.

A história da IST_Board no 47.º episódio podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

110 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3wFcp1O  | 110.tecnico.ulisboa.pt
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ | apple.co/3hHdxvB