Eventos

110 Histórias, 110 Objetos – O processo individual da aluna Maria de Lourdes Pintasilgo

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 14 de abril de 2023: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – O processo individual da aluna Maria de Lourdes Pintasilgo.

O processo individual da antiga estudante do Técnico, Maria de Lourdes Pintasilgo, testemunha o percurso académico de uma personalidade distinta e pioneira, desde o momento que entrou na Escola, no curso de Engenharia Químico-Industrial em 1947, até à sua conclusão, em 1953. O conjunto de documentos – cadeiras realizadas, trabalhos apresentados, notas obtidas – ajuda a compreender a história de uma mulher que deixou marcas profundas na engenharia, na sociedade e na política portuguesa (ainda hoje é a primeira e única mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra em Portugal). Por ser um exemplo ímpar, o Técnico criou em 2016 um Prémio com o seu nome para inspirar e “reconhecer o papel crucial que as mulheres desempenham em todas as áreas da Engenharia”.

A história do processo individual da aluna Maria de Lourdes Pintasilgo no 90.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

🔗  Ouvir o episódio | Site Oficial

🔗 Ouvir e Subscrever podcast: Spotify | Apple