110 Histórias, 110 Objetos – Os Modelos de Minas de Freiberg

Podcast

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 11 de março: 110 histórias | 110 objetos do Técnico –  Os Modelos de Minas de Freiberg.

São mais de 50 modelos de minas datados final do século XIX, que vieram da Alemanha para Portugal pela mão de Alfredo Bensaude, primeiro diretor do Técnico. Passaram décadas no campus da Alameda do Técnico e foram cruciais para gerações de alunos do Técnico na compreensão do processo de extração de minas subterrâneas. Estas réplicas de minas reais e do equipamento nelas utilizado são constituídas por peças amovíveis, o que possibilitava uma visualização a três dimensões, um potencial pedagógico fundamental para a época. Representam, por exemplo, o processo de extração de uma mina e replicam o conjunto de uma estrutura constituída por várias galerias e pelo poço de acesso. A história destes modelos escreve-se agora no Centro Ciência Viva do Lousal (num complexo mineiro verdadeiro, que esteve ativo entre 1900 e 1988), onde se encontram expostos. Todos com exceção de um, que ainda pode ser visto nos Museus de Geociências do Técnico.

A história dos Modelos de Minas de Freiberg no 37.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”

110 anos de história e de histórias… para ouvir todas semanas.

Ouvir episódio: bit.ly/3CysQzB  |  110.tecnico.ulisboa.pt
Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ  |  apple.co/3hHdxvB