2.º “Annual FuseNet Teacher Training Day” – 2021

Online

Evento de divulgação sobre fusão nuclear dirigido a professores do Ensino Secundário, que se realizará no dia 1 de outubro, mediante inscrição prévia.

O IST é o parceiro nacional do “2nd annual FuseNet Teacher Training Day”, um evento de divulgação sobre fusão nuclear dirigido a professores do Ensino Secundário, que se realizará no dia 1 de outubro de 2021, nos períodos 10h-12h e 13h30-16h.

A sessão em português é coordenada pelo Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), unidade de investigação do Instituto Superior Técnico (IST).

O dia será dividido numa sessão nacional (manhã) e numa sessão internacional (tarde). Na sessão doméstica iremos fazer uma introdução à fusão nuclear na era das alterações climáticas, apresentar a investigação em fusão nuclear efetuada em Portugal e realizar uma visita virtual ao Tokamak ISTTOK (Instituto Superior Técnico). Os participantes terão a oportunidade de colocar questões e discutir com investigadores da área.

Na sessão internacional haverá um live stream onde serão apresentados novos materiais educacionais (gratuitos) e haverá palestras de investigadores da comunidade internacional de fusão nuclear, proporcionado uma visão privilegiada de uma das maiores colaborações científicas a nível mundial.

A agenda do dia encontra-se abaixo (hora de Portugal Continental). Os interessados deverão inscrever-se no evento.

• Sessão Doméstica
    • 10h00 – Fusão Nuclear na era das alterações climáticas
    • 11h00 – Fusão Nuclear em Portugal
    • 11h20 – Visita virtual ao Tokamak ISTTOK
    • 11h40 – Q&A
    • 12h00 – Encerramento da sessão.
  • Sessão Internacional
    • 13h30 – Global Livestream
    • 16h00 – Encerramento da sessão.

Mais informações.