Eventos

7.ª edição do Programa Contigo+: “Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência”

Sala 4.4.1, Pavilhão de Engenharia Civil, Campus Alameda

Dia 14 de fevereiro, das 10h às 12h30, na sala 4.4.1, Pavilhão de Engenharia Civil, campus Alameda

Data: 14 de fevereiro
Hora: Das 10h às 12h30
Local: Sala 4.4.1, Pavilhão de Engenharia Civil (2º andar)
Mais informações: Site Oficial I Inscrições

«O dia 11 de fevereiro é o dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Esta data é uma ocasião para refletirmos em questões relevantes. Áreas, por exemplo, como Engenharia Informática e Engenharia Mecânica apresentam no Técnico taxas de atratividade de estudantes do género feminino pouco significativas. Como expandir a participação feminina na Ciência e Tecnologia? Como reafirmar o papel das mulheres em Ciência, crítico para o desenvolvimento tecnológico e social? Como é que, ontem e hoje, em Portugal e no estrangeiro, as mulheres influenciam e vêem a Ciência?

No dia 14 de fevereiro a 7.ª edição do Contigo+ é dedicada a estes problemas. O evento vai decorrer das 10h às 12h30 na sala 4.4.1 de reuniões do Pavilhão de Engenharia Civil (2º andar).

O programa conta com duas prestigiadas oradoras convidadas, a Professora Petra Rudolf e a Professora Anália Torres, de grande reconhecimento internacional.

Programa:

10.00 Petra Rudolf (Universidade de Groningen), “Women in Science: a historical perspective”

10.45 Anália Torres (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP), “Gender equality in Science and Higher
Education: reflections from experience and fieldwork”

11.30 Café

11.45 Painel de Discussão

12.30 Fecho

Sobre as oradoras:

Petra Rudolf nasceu em Munique, Alemanha. Estudou Física na Universidade La Sapienza de Roma, onde se especializou em Física do Estado Sólido. Trabalhou no laboratório Nacional de Ciência de Superfícies TASC INFM em Trieste, nos Laboratórios Bell nos EUA e na Universidade de Namur, antes de assumir a Cátedra em Física Experimental do Estado Sólido na Universidade de Groningen em 2003. Os seus interesses principais são nas áreas de física da matéria condensada e ciência de superfícies. A Professora Rudolf orientou 34 estudantes de mestrado e 33 estudantes de doutoramento, além de 24 investigadores pós-doutorados.

A Professora Rudolf foi Presidente da Sociedade Europeia de Física em 2019/21 e da Sociedade Belga de Física em 2000/01. Foi eleita membro da Academia Europaea, da Academia Alemã de Ciência e Engenharia e membro correspondente estrangeiro da Academia de Ciências do Instituto de Bolonha; também foi eleita membro honorário da Sociedade Italiana de Física, Fellow do Instituto de Física, Lid van verdienste da Sociedade Holandesa de Física e Fellow da Sociedade Americana de Física. Pelo seu trabalho em motores moleculares, recebeu o Prêmio Descartes da Comissão Europeia em 2007. Em 2013, foi nomeada Oficial na Ordem de Orange Nassau por Sua Majestade a Rainha Beatriz dos Países Baixos.

Anália Torres é Doutorada em Sociologia, professora catedrática de Sociologia no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa. É fundadora e coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) do ISCSP, centro de excelência da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Foi Presidente da European Sociological Association (ESA) e membro do painel de avaliação “Institutions, values, beliefs and behaviour” do European Research Council. Atualmente coordena a equipa do CIEG no projeto Ge-HEI – Gender Equality in Higher Education Institutions. Tem coordenado várias equipas de investigação em redes a nível nacional e internacional, nos temas: família, género, casamento, divórcio, trabalho e família, pobreza, toxicodependência, juventude e proteção de crianças e jovens. O seu trabalho sobre casamento e divórcio contribuiu para a alteração da lei do divórcio adequando-a à realidade portuguesa.

A Professora Anália Torres foi distinguida com a Medalha de Mérito Científico 2023. As Medalhas de Mérito Científico, atribuídas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), destinam-se a “galardoar individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido pelo valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal”.