Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência 2022

Online

No dia 11 de fevereiro de 2022 assinala-se o 7.º Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, instituído pela ONU, que este ano é subordinado ao tema “Equidade, Diversidade, e Inclusão: A Água une-nos” (Equity, Diversity, and Inclusion: Water Unites Us).

Agenda IDWGIS 2022 (14:00 – 23:00, hora de Lisboa), coorg. Royal Academy of Science International Trust e a Missão Permanente de Portugal junto da ONU, entre outras.

• É com a seguinte atividade conjunta que este ano o LIP (Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas) e o IA (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço) celebram este dia #February11.

• Webinar “As Três Mensageiras do Universo: Luz, Partículas, e Ondas Gravitacionais”.
  • As investigadoras Sofia Andringa (LIP) e Lara Sousa (IA) irão falar, e responder a perguntas, sobre diferentes formas de contemplar o Universo.
  • 16:00 (h de Lisboa) – Transmissão em direto através do YouTube no canal do LIP e no canal do IA,  podendo a interação ser feita através da janela de chat.
  • Mais informações em lip.pt ou em divulgacao.iastro.pt.

• Sugere-se a leitura do artigo de opinião “A única mulher na sala” da professora Joana Mendonça (IST/DEG; IN+; CEiiA), atual presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI), publicado hoje, 11 de fevereiro, no Público.

• O episódio 33.º do Podcast “110 Histórias | 110 Objetos”, divulgado hoje, dia 11 de fevereiro, além de mais uma homenagem à Mulher e Cientista, Isabel Gago, exalta o reconhecimento do papel das mulheres na ciência, como impulsionadoras e agentes da mudança, e em particular da importância da diversidade de género na engenharia.

• Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, eng. António Guterres (alumnus do Técnico).