Eventos

ATTRACT @ Tecnico – Tecnico Labs 4 HPC & AI – powerfully driving everyone’s businesses

Anfiteatro Abreu Faro, Campus Alameda

Dia 22 de abril, das 15h30 às 17h30, no anfiteatro Abreu Faro, Campus Alameda

Data: 22 de abril
Hora: Das 15h30 às 17h30
Local: Anfiteatro Abreu Faro, Instituto Superior Técnico – Campus Alameda
Mais informações: Inscrições

«Uma iniciativa ATTRACT European Digital Innovation Hub.

Uma primeira apresentação das oportunidades e instrumentos ATTRACT para apoiar as empresas e as suas interações com a Academia e o Técnico incluindo:

• ATTRACT: Visão geral institucional e visão geral do portfólio;
  • O Técnico: institucional, equipas e infraestruturas;
  • Estudos de caso: fronteiras das ligações Academia-Indústria no Técnico.

15:30 – Boas-vindas

15:35 – O Técnico e as Pequenas e Médias Empresas
Pedro Amaral, Vice-Presidente do Técnico

15:45 – O ecossistema do Técnico HPC/AI e estudos de caso – I
Inês Lynce, Presidente INESC-ID
Mário Figueiredo, ELLIS_Lisboa e Cátedra Feedzai, IT
Carlos B. Silva, IDMEC/Direção LAETA

16:15 – ATTRACT: portefólio e apresentação institucional
Guilherme Pereira, DSPA

16:40 – O ecossistema de HPC/AI: Transferência de Tecnologia e Infra Estruturas Nacionais
Equipa TT@IST
Equipa FCCN/FCT

17:00 – O ecossistema do Técnico HPC/AI e estudos de caso – II
Leonardo Azevedo, Presidente CERENA
José Santos Victor, Presidente LarSys

17:20 – Encerramento
Social Gathering

Motivação
Mudar o rumo e apostar em tecnologia exigem um esforço às empresas, uma alteração de processos, uma adaptação que nem sempre é fácil. No entanto, qual o custo de não abraçarem a transição digital? A transformação digital, nomeadamente acelerada por IA e HPC, e a aplicação destas tecnologias aos processos das empresas é essencial e é um investimento que, a médio prazo, terá resultados muito diferenciadores para a sua competitividade.

Para as PMEs (abaixo do limiar de 200k€ de financiamento público no ano)

• Acesso a expertise e tecnologia de ponta em AI e HPC para transformar as empresas;
  • Acesso a descontos até 87,5% na contratação de um projeto de 10k (valor médio do projeto);
  • Processo ágil: Normalmente, para estes valores não é preciso um contrato, mas uma proposta, respetiva aceitação e depois a fatura.

Para as Universidades

• Desafios de ponta que contribuem para transformar as empresas;
  • Acesso a oportunidades para fortalecer colaborações em curso com PMEs;
  • Novos desafios científicos e tecnológicos com impacto económico.

Porquê ATTRACT @ Tecnico?
O ATTRACT é o fruto de mais de três anos de trabalho e este consórcio agrega entidades com uma enorme polivalência de competências que criam valor ao ecossistema, com a vantagem de poder prestar estes serviços ao mercado com condições muito atrativas por serem financiadas pelo projeto.

O ATTRACT oferece um conjunto de serviços que se baseia no conceito “testar antes de investir”, através de estudos de viabilidade ou provas de conceito, avaliação da maturidade digital em IA e HPC e definição de roteiros de transformação, formação e capacitação (como webinars e workshops), sessões de mentoria e aceleração para novos modelos de negócio e laboratórios de cocriação, e apoio na montagem de um projeto demonstrador utilizando inteligência artificial.

O Técnico participa ativamente no ATTRACT e abre a toda a comunidade de PMEs e academia a oportunidade para se reforçarem ligações, desenvolverem novos serviços e construir novos projetos de ligação entre as empresas e a academia.»